Facchini

Mercedes-Benz eleva padrões de conectividade do novo Actros com ferramentas de gestão de frota

Mercedes-Benz/Divulgação
O lançamento do novo Mercedes-Benz Actros não se resume apenas a apresentação de um novo extrapesado com design atualizado e recursos de segurança, conforto e robustez. O novo caminhão da montadora alemã também conta com um novo patamar de serviços e conectividade. 

Com base em telemetria, inteligência artificial, algoritmos, tecnologia digital e automatização, o novo extrapesado chega ao mercado brasileiro com um inédito portfólio de soluções que auxiliam na gestão de frota e das operações logísticas. Destaque para o Mercedes-Benz Uptime, o sistema de logística Habbl e os serviços e consultoria do Total Mobility.

“O Novo Actros não existe sem serviços e conectividade”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “A partir de diversas tecnologias conectadas e interativas, inovamos os nossos serviços para ampliar o apoio e a assistência aos clientes na gestão de sua frota, na logística e nas ações de manutenção”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Nosso amplo portfólio de Peças e Serviços ganha assim novos serviços em total sintonia com a evolução do mercado, que aproveita cada vez mais o potencial do mundo digital. É o caminhão inteligente na palma da mão, com serviços pelo celular e no painel digital pelo espelhamento de celular”.

Conheça agora cada uma delas:

Mercedes-Benz Uptime: Exclusivo para o Novo Actros, o Mercedes-Benz Uptime chega ao mercado brasileiro com a missão de aumentar a disponibilidade do caminhão ao reunir ações preditivas que monitoram continuamente vários módulos e indicadores do caminhão, fazendo a gestão da manutenção e evitando paradas não programadas do veículo. Além da disponibilidade, a ferramenta melhora a assertividade e a qualidade do serviço prestado pelos concessionários.

O Mercedes-Benz Uptime conta ainda com o apoio dos Planos de Manutenção e do sistema de gestão de frota Fleetboard. Já a prestação de serviço e a interação com os motoristas e os gestores de frota ficam a cargo da Central de Relacionamento com o Cliente e dos concessionários Mercedes-Benz.

Para ampliar o tempo de disponibilidade do caminhão, o MB Uptime busca evitar panes, gerenciar de forma eficiente os trabalhos de manutenção e reparos e dar suporte, em tempo real, para as revisões dos veículos dos clientes. O Uptime verifica continuamente os sistemas do caminhão e reporta, automaticamente, qualquer necessidade.

Segundo a Mercedes-Benz, a solução traz mais rapidez e mais efetividade nos fluxos de informações, apoiando o motorista e o gestor da frota a tomarem a decisão mais acertada quanto à solução de problemas, para que o caminhão volte rapidamente à atividade de transporte, gerando resultado e rentabilidade.


Habbl: Outra grande novidade que a Mercedes-Benz traz para o Brasil é o sistema Habbl (lê-se Hábil), uma plataforma digital que oferece uma visão geral de todos os processos de logística e transporte.

Além de permitir o gerenciamento de dados, a tecnologia garante ao gestor a possibilidade de se comunicar com todos os participantes do processo. Ou seja, o profissional de logística tem tudo à vista no sistema, o motorista sabe para onde ir e o destinatário sabe quando sua mercadoria vai ser entregue.

De acordo com Mercedes-Benz, além de tornar mais eficiente as diversas fases da logística, o Habbl  aprimora os fluxos de trânsito, reduz o volume de tráfego e acelera os procedimentos de transporte.

A partir de um portal na Internet e de um aplicativo de celular, o Habbl oferece uma ampla gama de informações sobre toda a cadeia de suprimentos. Os benefícios da ferramenta incluem controle preciso ao longo de todas as tarefas envolvidas nas viagens, bem como uma visão exata dos veículos, incluindo sua atual posição, rotas agendadas e arquivo dos trajetos. Além disso, a plataforma elimina a necessidade de se trabalhar com aplicativos de fluxo de trabalho complexos ou com muitas páginas de papel.

O Habbl conta ainda com a opção de enviar notificações sobre a situação para um grupo previamente definido de destinatários, permitindo que a transportadora  saiba sempre onde cada caminhão está em cada momento, bem como se e quando um caminhão está atrasado. Os transportadores veem todos os dados exibidos num painel e podem usar as informações para replanejar e reagendar viagens a fim de reduzir custos.
Mercedes-Benz/Divulgação
Total Mobility: Completando o portfólio de novidades que chegam ao mercado junto com o Novo Actros está o Total Mobility, um Serviço Dedicado Conectado que engloba os Planos de Manutenção, Telemetria FleetBoard e Oficina Dedicada nas instalações das empresas, oferecendo ao cliente a presença de um consultor externo para ajudá-lo na gestão da frota.

“O lançamento do inédito e exclusivo Total Mobility, a partir de 2020, amplia ainda mais as opções para o cliente escolher os serviços mais adequados às suas demandas, podendo optar por todo o pacote ou parte dele”, afirma Leoncini. “Seja qual for a sua necessidade, ele tem a solução completa dentro da nossa marca, ganhando qualidade e confiabilidade na gestão e na disponibilidade da sua frota”.

O consultor externo trabalha com foco em indicadores de manutenção, como Quebra por km, Quilometragem Média Rodada entre Falhas ou Avarias, Custo por km, Disponibilidade da Frota, Desempenho de Consumo, Nota do Motorista x Tipo de Operação, Disponibilidade de Peças e Principais Itens de Desgaste.

A partir destes indicadores, o consultor passa a vivenciar a realidade da manutenção do cliente e a desenvolver em conjunto as análises críticas dos indicadores. Os relatórios customizados sugerem melhorias para cada indicador.

Com o Total Mobility, a marca oferece o suporte corretivo e preventivo dos Planos de Manutenção, os diagnósticos precisos da Telemetria Fleetboard e a conveniência da prestação de serviços na oficina do cliente. A soma dessas vantagens resulta em maior disponibilidade dos veículos para o trabalho, gerando resultados e a rentabilidade desejada pelo cliente, com a qualidade e a confiabilidade típicas da marca.

“A Mercedes-Benz tem 75 oficinas dedicadas em clientes de setores como cana-de-açúcar, minério, madeira, transporte rodoviário de carga e outros”, informa Roberto Leoncini. “Contando com os 180 pontos de atendimento da Rede de Concessionários, nossa marca oferece assim serviços especializados em 255 endereços em todo o País”.

LEIA: Mercedes-Benz apresenta nova linha Actros ao mercado brasileiro
LEIA: Novo Mercedes-Benz Actros eleva os padrões de conforto e interatividade
LEIA: Mercedes-Benz apresenta aplicativos inéditos para o dia a dia do motorista
LEIA: Novo Actros é o primeiro caminhão no Brasil que freia sozinho para pedestres
LEIA: Novo Mercedes-Benz Actros garante redução de até 12% no consumo de diesel
LEIA: Mercedes-Benz apresenta Novo Actros com 530 cavalos de potência na Fenatran
LEIA: Conheça 3 novidades que garantem mais robustez ao novo Mercedes-Benz Actros
LEIA: Mercedes-Benz lança primeiro caminhão sem retrovisores externos da América Latina

TEXTO: Lucas Duarte
Com informações: Mercedes-Benz
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA