Facchini

Novo Mercedes-Benz Actros eleva os padrões de conforto e interatividade

Mercedes-Benz/Divulgação
A chegada do novo Mecedes-Benz Actros ao mercado brasileiro não se resume apenas às mudanças de design. Além de dois novos modelos, os novos extrapesados da montadora alemã passam a contar com uma cabine inédita, que eleva de forma significativa os padrões de conforto e interatividade no dia a dia do motorista.

“Quando entrar na cabina do Novo Actros, o motorista vai se surpreender”, garante Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Desenhamos uma nova cabina de caminhão totalmente diferente de tudo o que o mercado já viu, muito mais interativa e conectada. Além de mais espaço interno, a partir de 2020, o Novo Actros terá dois painéis digitais e tela touch screen para um deles, espelhamento de celular e recarga por indução. Ou seja, a Mercedes-Benz será a primeira fabricante a lançar um caminhão já na Era Digital”.

Conforto 
Mercedes-Benz/Divulgação
Para garantir um excelente padrão de conforto, ergonomia e bem-estar a bordo, a cabine do novo Mercedes-Benz Actros conta com 1,84 m de altura interna. Segundo a marca, a medida facilita a movimentação no dia a dia e se adequa perfeitamente as características do perfil do caminhoneiro brasileiro e as condições de operação no país.

O novo extrapesado também conta com uma nova cama. Em peça única, com espuma injetada de alta densidade (41 kg/m3) e novo tecido, a cama conta com comprimento de 2.200 mm (até 200 mm a mais em relação à concorrência), 750 mm de largura (até 90 mm a mais), características se traduzem em mais conforto para o motorista, fazendo da cabine um local aconchegante para descanso e pernoite.

O quesito conforto também é reforçado pelo novo volante multifuncional, similar ao de um automóvel. Com posição mais ergonômica e confortável, assegura facilidade na condução do caminhão. O motorista pode realizar vários comandos por botões de toque, como atender o celular, controlar o som e executar outras funções. Também proporciona mais segurança, com o motorista podendo dedicar 100% de sua atenção à direção, ao tráfego e à via sem tirar as mãos do volante.

Com design diferenciado de 4 pontas e diâmetro de 450 mm, o novo volante se destaca ainda pela excelente aderência, graças à textura do revestimento de couro (item opcional) com sensação muito agradável ao toque. Além disso, o novo volante possibilita ajustes de profundidade e longitudinal, o que permite que o motorista coloque o volante na posição adequada, garantindo maior conforto durante a viagem.

O novo Actros conta também com um banco do motorista totalmente redesenhado. Além da regulagem pneumática, novo design e tecido, o assento de 490 mm de largura é 50 mm mais largo em relação ao Actros atual, oferecendo mais comodidade. O ajuste longitudinal é 90 mm maior, permitindo uma melhor ergonomia independentemente do biotipo do motorista. O basculamento do encosto assegura mais liberdade de movimento no interior da cabine.

A parte central do assento e o encosto são revestidos com um tecido de trama muito resistente de alta qualidade, na cor preta e com padrão suave. As laterais do banco recebem um tecido preto sólido. Essa combinação realça o design moderno e elegante do banco. Além disso, o revestimento se caracteriza pela resistência e pela facilidade de limpeza e conservação.

Os novos bancos contam ainda com cinto de segurança integrado com alarme e dois apoios de braços para aumentar o conforto.

Destaca-se ainda a presença de porta-objetos com tampas laterais de acesso debaixo da cama, espaço que pode ser utilizado para bagagens e pertences, dois porta-objetos externos, que podem ser acessados fora da cabina, gaveta central com tampa, com volume de 57 litros e opção de  geladeira de 25 litros do tipo gaveta com sistema de proteção, um sensor de inclinação que desliga o equipamento sob esta condição, evitando uma eventual avaria.

Completam os atributos do novo Mercedes-Benz Actros, o ar-condicionado digital com controle automático da temperatura interna, operação do ventilador e distribuição de ar, além de outras funções de conforto.

Assim como o modelo atual, o Novo Actros também dispõe de ar condicionado noturno. Isso mantém o conforto para o motorista sem que ele precise deixar o caminhão ligado para isso. Além de mais bem-estar, isso traz economia no consumo de combustível, uma vez que ele funciona com o motor desligado por até 8 horas.


Interatividade 
Mercedes-Benz/Divulgação
Um dos grandes destaques do novo Mercedes-Benz Actros é a presença de dois novos painéis multimídia, ambos com 10,25 polegadas (26 cm), as maiores telas multimídia do mercado. Com alta resolução, ambas substituem o painel de instrumentos convencional e proporcionam uma exibição clara de todos os itens de condução e informação do veículo.

O painel do Novo Actros é similar ao dos avançados automóveis de luxo da Mercedes-Benz. As informações e funções são verificadas e controladas de forma cômoda a partir das duas telas, o que reforça a imagem da marca como inovadora, além de refletir a realidade do motorista pluglado e conectado. O Novo Actros é, portanto, o caminhão da era digital e da Internet das Coisas.

A tela secundária touch screen, posicionada à direita do motorista, abriga diversos sistemas, como rádio, telefonia, aquecimento, ar condicionado e iluminação interior. Além disso, também pode ser utilizada para controlar uma ampla variedade de funções por meio de interruptores e lâmpadas indicadoras que podem ser exibidas na tela.

Além dos comandos do display, todas as funções podem ser acionadas por botões de controle de toque no lado direito do novo volante multifuncional. Por sua vez, a exibição no painel central é controlada pelos botões de toque do lado esquerdo.

Os atributos de interatividade são reforçados ainda pelo espelhamento de celulares via Apple CarPlay ou Android Auto, carregamento de celular por indução, desde que o aparelho tenha essa tecnologia, duas portas USB-C permitem a conexão de dispositivos de armazenamento em massa e carregamento com até 5 V/3 A e a conexão de dois dispositivos móveis para operação viva-voz via Bluetooth duplo.

Segurança
Mercedes-Benz/Divulgação
O novo Mercedes-Benz Actros também inova no quesito segurança. Ao contrário do tradicional sistema de partida por chave na ignição, o novo extrapesado passa a contar com o botão start/stop. Com isso, a chave fica no bolso do motorista, por exemplo, bastando apertar o botão no painel por 5 segundos ou pisar no freio ao pressionar o botão para acionar o motor. Isso traz mais praticidade e segurança, pois não é possível clonar a chave.

Destaca-se ainda a presença do sistema mundial de segurança nas chaves e na eletrônica do veículo, que impossibilita a abertura do caminhão sem a chave original, evitando roubo do veículo e garantindo maior segurança do motorista e da carga.

Além disso, a tecnologia presente na chave faz com que o caminhão só ligue se todos os módulos, como a parte central, o motor e a caixa, estiverem trabalhando em harmonia. Isso impossibilita que o motor ou qualquer outro sistema eletrônico daquele caminhão seja usado em outro veículo, por exemplo.

Segundo a Mercedes-Benz cada cliente que adquirir o Novo Actros receberá duas chaves com controle remoto como item de série. O design de cada chave terá o mesmo padrão dos automóveis de luxo produzidos pela marca, elevando assim os padrões de elegância.

Completam os atributos de segurança do Novo Actros, os sensores de iluminação e de chuva, o botão que substituiu a tradicional manopla do freio de estacionamento, novidade traz mais facilidade ao dia a dia de operação e a opção de Airbag para o motorista.
Mercedes-Benz/Divulgação
LEIA: Mercedes-Benz apresenta nova linha Actros ao mercado brasileiro
LEIA: Mercedes-Benz apresenta aplicativos inéditos para o dia a dia do motorista
LEIA: Novo Actros é o primeiro caminhão no Brasil que freia sozinho para pedestres
LEIA: Novo Mercedes-Benz Actros garante redução de até 12% no consumo de diesel
LEIA: Mercedes-Benz apresenta Novo Actros com 530 cavalos de potência na Fenatran
LEIA: Conheça 3 novidades que garantem mais robustez ao novo Mercedes-Benz Actros
LEIA: Mercedes-Benz lança primeiro caminhão sem retrovisores externos da América Latina
LEIA: MB eleva padrões de conectividade do novo Actros com ferramentas de gestão de frota

TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA