Facchini

Randon New R

Reino Unido anuncia liberação de 5.000 vistos para caminhoneiros de outros países

Adobe Stock

Além da concessão de vistos, pacote de medidas que busca mitigar a crescente falta de motoristas também conta com medidas de longo prazo; Dados recentes revelam um déficit de 100 mil profissionais no Reino Unido

Diante dos graves impactos gerados pelo agravamento da falta de motoristas, o Reino Unido anunciou neste final de semana, um amplo pacote de medidas com o objetivo de evitar um colapso econômico na região. Dados recentes da Road Haulage Association (RHA), revelam uma escassez de cerca de 100.000 profissionais em todo o Reino Unido.

Dentre as principais medidas anunciadas pelo governo britânico, destaca-se a concessão de 5 mil vistos temporários para caminhoneiros de outros países. De acordo com o comunicado oficial divulgado no último sábado, 25 de setembro, os profissionais poderão trabalhar no país por 3 meses, ou seja, até o fim deste ano, garantindo assim o cumprimento das operações logísticas até o Natal. 

Além da concessão de vistos, o governo inglês também confirmo um investimento de 10 milhões de euros na construção de novas áreas para treinamento e formação de caminhoneiros. A expectativa é de que até 3.000 profissionais obtenham habilitações nas categorias C e E ao longo dos próximos meses, através cursos gratuitos, curtos e intensivos. Outros 1.000 novos motoristas devem ser formados através de recursos do governo para a educação de adultos. A ação também contará com o apoio do Ministério da Defesa (MOD), órgão que disponibilizará os próprios Examinadores de Direção de Defesa (DDEs) para ampliar a capacidade de realização de testes com os novos condutores.


O envio de cerca de 1 milhão de cartas para agradecer aos caminhoneiros pelo papel fundamental no apoio à economia, bem como para incentivar aqueles que possuem habilitações nas categorias C e E, mas deixaram de exercer a profissão, completa a lista de medidas do governo inglês.

Dentre os fatores que tem elevado de maneira significativa o déficit de motoristas na região inglesa, destaca-se, o envelhecimento dos atuais profissionais (idade média de 55 anos) e desinteresse dos mais jovens em exercer a profissão, além da pandemia de Covid-19 (Coronavírus), combinada com a saída da União Europeia (BREXIT), fato que elevou consideravelmente a burocracia e os custos para caminhoneiros de países vizinhos ingressarem no Reino Unido.

"Este pacote de medidas baseia-se no importante trabalho que já realizamos para aliviar esta crise global no Reino Unido, e este governo continua a fazer tudo o que podemos para ajudar as indústrias de transporte e alimentos a lidar com a escassez de motoristas de veículos pesados", afirmou o Secretário de Transporte, Grant Shapps.

"Os motoristas de caminhão mantêm este país funcionando. Estamos tomando medidas para enfrentar a escassez de motoristas removendo barreiras para ajudar mais pessoas a iniciarem novas carreiras bem remuneradas no setor, apoiando milhares de pessoas na obtenção do treinamento necessário para estarem prontos para rodar", destacou Nadhim Zahawi, Secretário de Educação do Reino Unido.

Confira na íntegra o comunicado do governo britânico: CLIQUE AQUI


Medidas anteriores
O governo britânico já vinha acompanhando a crescente escassez de caminhoneiros e adotando medidas para tentar contornar a situação. Uma delas foi a a flexibilização da jornada de trabalho de motoristas, ampliando de 9 para 11 horas o tempo de direção diária.  

Apesar de ampliar o tempo para a realização de entregas, a medida não é bem vista pela indústria e pelos próprios transportadores, em virtude de elevar os riscos de acidentes. Em contrapartida, o setor defende a flexibilização das regras para ingresso de motoristas estrangeiros, através de vistos temporários de trabalho.

Para a Road Haulage Association, a atração de novos profissionais só será possível a partir da combinação de uma série de medidas de curto e longo prazo, como, melhorias no tratamento de caminhoneiros nos locais de carga e descarga, investimentos em formação de novos motoristas, criação de programas de estágio para jovens motoristas e ampliação do número de testes de direção para formação de motoristas profissionais, além da maior valorização dos profissionais através de melhores salários e benefícios, entre outras iniciativas.



Falta de combustíveis e de alimentos
O anúncio de novas medidas pelo Governo Britânico acontece logo após a escassez de motoristas se agravar de maneira significativa. Na última semana, diversas regiões do Reino Unido começaram a registrar o fechamento de postos de combustíveis e a falta de alimentos nas prateleiras de supermercados.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA