Facchini

Mercedes-Benz lança primeiro caminhão sem retrovisores externos da América Latina

Mercedes-Benz/Divulgação
Surpreendendo a todos que acreditavam que todas novidades da nova linha Actros já haviam sido apresentadas, a Mercedes-Benz revoluciona mais uma vez o transporte rodoviário de cargas brasileiro ao apresentar na abertura do 22º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas (Fenatran) o primeiro caminhão sem retrovisores externos da América Latina.


Batizada de MirrorCam, a tecnologia que estará disponível como opcional nos novos extrapesados da marca a partir 2020, substitui os tracionais espelhos retrovisores externos por duas câmeras e duas telas internas de 15 polegadas, uma no lado do motorista e outra no lado do passageiro, que exibem de forma simultânea as imagens externas. 

“O MirrorCam junta-se aos numerosos sistemas inteligentes de assistência à condução que chegam ao mercado com o Novo Actros a partir de 2020”, diz Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Com o MirrorCam, estamos dando a opção para o cliente trocar os retrovisores externos convencionais e introduzir um sistema digital com câmeras em seu caminhão. Somos o primeiro fabricante de caminhões a oferecer essa opção na América Latina. Assim, estamos dando mais um passo marcante e consistente no sentido de concretizar o que imaginamos para o futuro do transporte de cargas em todo o mundo”.

Segundo o executivo, “aqui no Brasil, os caminhoneiros fazem o melhor pelo País todos os dias, transportando cargas por longas distâncias. Então, desenvolvemos para eles a nossa melhor tecnologia e estamos convencidos de que o MirrorCam adicionará muito à segurança dos motoristas. E este é apenas um dos muitos motivos que nos dão a confiança de que o Novo Actros será um grande sucesso no Brasil”, afirma Philipp Schiemer.

De acordo com a montadora alemã, a nova tecnologia colocará os caminhões da marca em um outro nível de segurança e economia, contribuindo assim para o início de uma transformação em todo o ecossistema de transporte. “Essa tecnologia irá oferecer uma visibilidade muito melhor da área ao redor do caminhão e do implemento, trazendo ainda mais segurança para o motorista, veículo, carga, tráfego e pessoas na via”, ressalta Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “E mais, o MirrorCam irá reduzir o consumo de combustível, graças aos ganhos aerodinâmicos das pequenas câmeras externas. Estamos, portanto, fazendo história na evolução do caminhão e dando um novo sentido ao termo Transporte Responsável, que é o de pensar na segurança, no conforto e na economia de combustível, que como consequência, tem impacto positivo no meio ambiente para todo o segmento do transporte”.


Segurança e visibilidade
Um dos principais atributos do sistema MirrorCam é a elevada segurança e comodidade proporcionada ao motorista, especialmente durante a noite. 

“Mesmo com as cortinas internas da cabina fechadas, o motorista pode acionar o sistema a qualquer hora para verificar as imagens captadas pela câmera, monitorando assim o entorno do caminhão sem precisar sair da boleia”.

A segurança durante o tempo de direção é reforçada ainda pelo ajuste digital do campo de visão, o que dispensa qualquer giro mecânico das câmeras. Nas curvas, a câmera segue automaticamente o campo de visão, para manter sempre na imagem a extremidade do implemento. 

Para evitar o embaçamento da lente da câmera em temperaturas baixas, há um elemento de aquecimento, que liga e desliga de modo autônomo, como um aquecedor do espelho retrovisor externo. Além disso, o aquecimento da câmera também pode ser ligado manualmente pelo painel de comando.

Para garantir um amplo campo visual aos motoristas, capaz de identificar e visualizar objetos em uma área de até 250 metros, o MirrorCam conta ainda com inúmeras funções que podem ser ajustadas  por meio de um painel de comando localizado na porta esquerda. 

Destaque para a função “vista para manobra”, que permite otimizar o campo de visão em velocidades abaixo de 10 km/h. Nessa função, o campo de visão do sensor próximo ao veículo é representado na área superior da tela e o campo de visão do sensor afastado do veículo é representado na área inferior, o que permite observar simultaneamente o eixo do caminhão e do implemento durante a realização de manobras.

Com a marcha à ré engatada, as duas telas do MirrorCam mudam automaticamente para a visão de manobra, facilitando o acesso a rampas de carga e descarga com precisão de centímetros.

Com essa função, é possível ainda mover os campos de visão para cima ou para baixo usando as teclas de seta. Este ajuste é restaurado ao sair da “vista de manobra”.

O MirrorCam conta também com a função de “Deslocamento Vertical” que garante ao motorista a opção de mover a área da imagem exibida para cima e para baixo. O sistema também permite ajuste manual horizontal do campo de visão.

Para garantir uma dirigibilidade precisa e segura, o MirrorCam conta ainda com linhas de distância do caminhão em relação aos outros veículos, e que são exibidas assim que o sistema é iniciado. A linha mais inferior mostra a extremidade do implemento, o que permite ao motorista uma estimativa melhor do comprimento do veículo.

Completando os atributos de conforto do moderno sistema de câmeras estão os sensores de luminosidade, responsáveis por ajustar o brilho da tela conforme a claridade do ambiente. Além disso, o motorista tem a opção de ajustar o brilho da tela manualmente.

O MirrorCam conta ainda com uma faixa de transição entre "dia e noite" automática, baseada na claridade do ambiente. 
Mercedes-Benz/Divulgação
Manutenção
De acordo com a Mercedes-Benz, os valores para manutenção do MirrorCam em caso de defeito já estarão incluídos nos planos de manutenção. Além disso, o sistema pode ser substituído pelos retrovisores tradicionais a qualquer momento, graças a presença de pontos de fixação pré-definidos na estrutura da porta.

1º caminhão digital do Brasil
Com a chegada do MirrorCam, o novo Mercedes-Benz Actros reforça o título de primeiro caminhão digital do Brasil, graças a combinação do sistema com outras tecnologias que passam a compor o novo extrapesado, como por exemplo, dois painéis digitais, espelhamento de celular via Apple CarPlay ou Android Auto, recarga de celular por indução, portas USB, Bluetooth entre outros recursos.

LEIA: Novo Mercedes-Benz Actros eleva os padrões de conforto e interatividade

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA