Novo Mercedes-Benz Actros é o primeiro caminhão no Brasil que freia sozinho para pedestres

Mercedes-Benz/Divulgação
Assim como a economia, a rentabilidade e robustez, a segurança também é um ponto fundamental no transporte rodoviário de cargas. Ciente deste fato, a Mercedes-Benz apresenta ao mercado brasileiro o Novo Actros, o primeiro caminhão do país que freia sozinho para pedestres. 

“O Novo Actros será o único caminhão do mercado brasileiro que freia sozinho quando identifica pedestres à sua frente”, diz Philipp Schiemer. “Isso comprova que estamos avançados quando o tema é segurança ativa, ou seja, preservar a vida, o caminhão, a carga e as demais pessoas e veículos nas vias. Com tecnologias exclusivas e inéditas, baseadas em radar, sensores, câmeras e outros recursos, estamos trazendo para o Brasil sistemas que já estão presentes no Caminhão Autônomo do Futuro”.

Para garantir o título de caminhão mais seguro do Brasil, o novo Mercedes-Benz Actros passa a contar agora com um pacote completo de segurança ativa, composto por quatro tecnologias que se juntam aos itens exclusivos já disponíveis na linha atual, como Controle de Proximidade, Assistente de Faixa de Rolagem, faróis e limpadores de parabrisa automáticos, fazendo do Actros o caminhão mais seguro do Brasil. São eles:

ABA 5 – Active Brake Assist (Assistente de Frenagem Ativo): Tecnologia de segurança ativa exclusiva da Mercedes-Benz. Por meio de radar e câmeras, a 5ª geração do ABA identifica veículos à frente e também pedestres e objetos estáticos e móveis na via, o que é o grande diferencial em relação ao atual ABA do Actros. Além de avisos sonoros e visuais ao motorista, o próprio sistema dá início à frenagem emergencial de maneira automática se não houver reação do condutor, chegando à parada total do caminhão, se necessário. Assim, o ABA reduz o risco de colisões, assegurando uma drástica diminuição no volume de acidentes nas estradas, além de aumentar a disponibilidade do veículo.

Side Guard Assist (Assistente de Ponto Cego): Novidade no Actros, o Side Guard Assist oferece uma ampla visão ao redor do caminhão. Isso traz mais segurança para o motorista, demais veículos da via, ciclistas e pedestres, evitando colisões laterais.

Attention Assist (Assistente de Fadiga): Outra importante novidade do Novo Actros, que garante mais segurança ao motorista, alertando-o para a necessidade de descanso. O caminhão, por meio de avançados algoritmos, monitora o comportamento dinâmico do motorista, avaliando ações como mudanças de faixa, tempo de viagem e uso dos pedais. Assim, essa tecnologia reduz o número de acidentes por cansaço do motorista.

"Uma vez identificado que o motorista não está se comportando de maneira segura, é gerado um pop-up no painel, apontando que o motorista deve descansar. O motorista pode dar um OK no painel, entretanto, se ele não parar, o sistema ficará enviando a mensagem de 15 em 15 minutos até a sua parada", revela Eder Oliveira, Engenheiro de Produto Caminhões da Mercedes-Benz.

Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP): Com essa novidade no Actros, a marca se antecipa à legislação brasileira, que exigirá o ESP como item de série a partir de janeiro de 2023 para caminhões. O sistema amplia o nível de segurança do veículo, com maior controle sobre a estabilidade do caminhão, reduzindo o risco de tombamentos e acidentes.


Outros destaques de segurança ativa e passiva
Lane Warning System (Assistente de Faixa de Rolagem): Diferencial do Actros desde o seu lançamento no Brasil na versão com Pacote Segurança, o Lane Warning System, alerta o motorista para manter o caminhão na faixa correta da estrada, o que garante mais segurança para o motorista e demais veículos, reduzindo o número de acidentes.

Proximity Control (Assistente de Manutenção de Distância): Mais um diferencial do atual Actros que já é reconhecido nos modelos com Pacote Segurança. O sistema identifica que o caminhão está se aproximando do veículo da frente, mantendo a distância determinada pelo motorista. Garante mais segurança para o motorista e os demais veículos, reduzindo o número de acidentes.

Novidade: Airbag (Opcional) e novos faróis de halogênio com luz mais forte, com regulagem manual de altura e ajuste automático de luz alta e baixa ao identificar um veículo vindo no sentido oposto da via.

Novidade: Integrado ao sistema Hill Holder (Assistente de partida em rampa), o Actros conta com o sistema de freio Hold. Ao parar o veículo e acionar o pedal do freio, ele entra em ação. Ao acelerar, o freio desativa e o caminhão segue a viagem.
Mercedes-Benz/Divulgação
Completam os atributos de segurança do Novo Actros, o Retarder (opcional), Sistema EBS de gerenciamento inteligente do freio de serviço, ABS (Sistema Anti Travamento das Rodas), ASR (Controle de Aderência em Aceleração), Hill Holder (Assistência de Partida em Rampa), Faróis de rodagem diurna (Day Running Light), Sensor de chuva que ativa o limpador, Sensor de luz que ativa os faróis e o Piloto automático preditivo.

LEIA: Mercedes-Benz apresenta nova linha Actros ao mercado brasileiro
LEIA: Novo Mercedes-Benz Actros eleva os padrões de conforto e interatividade
LEIA: Mercedes-Benz apresenta aplicativos inéditos para o dia a dia do motorista
LEIA: Novo Mercedes-Benz Actros garante redução de até 12% no consumo de diesel
LEIA: Mercedes-Benz apresenta Novo Actros com 530 cavalos de potência na Fenatran
LEIA: Conheça 3 novidades que garantem mais robustez ao novo Mercedes-Benz Actros
LEIA: Mercedes-Benz lança primeiro caminhão sem retrovisores externos da América Latina
LEIA: MB eleva padrões de conectividade do novo Actros com ferramentas de gestão de frota

TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas

Postar um comentário

0 Comentários