Facchini

DAF apresenta caminhões XD e XF 100% elétricos

DAF/Divulgação

Com potências de 230 cv a 480 cv, novos caminhões elétricos DAF contarão com autonomia para até 500 km com uma única recarga

Google News
Em total sintonia com a crescente busca por soluções cada vez menos poluentes para o transporte rodoviário de cargas, a DAF Trucks, marca pertencente ao Grupo Paccar, revelou ao mercado europeu versões 100% elétricas dos modelos XD e XF. O lançamento foi um dos grandes destaques da montadora na IAA Transportation 2022.

LEIA TAMBÉM

De acordo com a marca holandesa, os novos modelos XD Electric e XF Electric contam com versões do tipo chassi rígido e cavalo mecânico. Ambos equipados ainda com motor elétrico Paccar com potências de 170 a 350 kW (230 a 480 hp), combinado com até cinco packs de bateria que garantem autonomias que variam de 200 até 500 quilômetros com uma única recarga, dependendo da configuração e do tipo de aplicação.


Opções de carregamento
Os novos caminhões DAF 100% elétricos estreiam no velho continente contando também com diferentes opções de carregamento. Destaque para os carregadores com potência de até 325 kW que garantem uma carga de 80% em apenas 45 minutos. 

A marca também oferecerá um carregador de corrente alternada (AC) com potência de 22 kW, garantindo assim flexibilidade aos transportadores, especialmente em locais que não contam com carregadores rápidos.


Produção e comercialização
Segundo a montadora de origem holandesa, os novos caminhões DAF XD Electric e XF Electric já estão disponíveis para encomendas no mercado europeu. Já a produção em série está prevista para começar em 2023 em uma nova linha de produção localizada em Eindhoven, Holanda.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA