Facchini

Volvo apresenta linha VM 2022 com novidades no interior

Volvo/Divulgação

Novas tonalidades de acabamento, cama maior e facilidade para implementação estão entre as novidades da linha Volvo VM 2022

A Volvo acaba de anunciar a chegada da versão 2022 da linha de 2022. Sucesso de vendas da marca nos segmentos de semipesados e pesados, a linha passa a contar agora com uma série de novidades, desde o interior até a parte mecânica. 

“Estamos mais uma vez atualizando uma linha de veículos de grande sucesso nos mercados brasileiro e latino-americano”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões Volvo no Brasil.

Destaca-se como novidades, alterações no painel, novas forrações e mudanças de tecido nas paredes laterais da cabine. Com materiais de alta qualidade, o acabamento e a cor do painel passam a contar agora com tons mais escuros. Já os bancos do motorista e do passageiro, as paredes laterais, a traseira, o teto e as cortinas, também passam a contar com uma nova cor.

Pensando no conforto do motorista, a linha VM 2022 passa a contar com uma nova cama, feita com molas ensacadas e espuma de alta densidade. Dotada de extensores, a nova largura proporciona uma área útil 30% maior.

Volvo/Divulgação


Agilidade na implementação
Para facilitar a instalação de caçambas, um dos implementos mais utilizados na linha, desde o transporte urbano de vários materiais até operações de suporte na mineração, o VM 2022 passa a contar com um balanço traseiro mais curto.

“As mudanças garantem maior versatilidade para o implementador e o transportador perde menos tempo com o fornecedor, colocando o veículo para trabalhar mais rapidamente”, diz Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo do Brasil.

Volvo/Divulgação


História de sucesso no Brasil
Totalmente desenvolvido no Brasil e lançado em 2003, o Volvo VM inaugurou uma nova etapa na operação local da Volvo, que até então só produzia caminhões pesados.

A inovação sempre foi uma característica marcante da linha. Prova disso foi a introdução do conceito de veículos com cabine leito, mais confortáveis e potentes no segmento de semipesados. Desde o lançamento, os modelos VM também contam com atributos de segurança e diversos opcionais que garantem maior comodidade ao motorista e melhor performance na operação, reforçando assim as características dos caminhões Volvo.

Após a estreia no segmento de semipesados, a linha VM também passou a contar versões cavalo-mecânico 4x2 e também opções 6x4 para operações vocacionais. Outro importante avanço dos modelos  foi a adoção da consagrada caixa eletrônica I-Shift, que representou um salto em tecnologia, produtividade e conforto. “Posteriormente todo o mercado acompanhou essas mudanças”, lembra Valério.

Em 2020, a consagrada linha de caminhões Volvo VM passou a contar com duas inéditas e inovadoras versões: o VM City, um caminhão para distribuição urbana, e o VM Light Mixer, novidade Volvo para o mercado de betoneiras de baixo peso e alta capacidade de carga líquida.


Destaca-se também a existência das versões VM 32 toneladas, para construção e mineração, e VM Canavieiro Autônomo, capaz de trafegar sozinho em linhas de colheita de cana de açúcar, evitando o pisoteio de mudas e aumentando a produtividade da lavoura.


Vendas em crescimento
De acordo com o balanço oficial da montadora, de janeiro a agosto já foram comercializadas 3.693 unidades da linha VM no Brasil, 63% a mais que no mesmo período do ano passado, quando 2.254 veículos vendidos, e acima do resultado do mercado, que cresceu 50,8%.

Diante da crescente demanda pelos modelos VM, a Volvo retomou em maio a produção da linha em dois turnos no complexo industrial de Curitiba, Paraná. 

Já no mês junho, a montadora de origem sueca celebrou a entrega do Volvo VM nº 70.000. O exemplar icônico foi adquirido por um casal de transportadores gaúchos.



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA