Volvo/Divulgação |
Atenta a este cenário econômico positivo e as novas demandas do segmento, especialmente ligadas ao aprimoramento de processos e tecnologias que ampliam produtividade, a Volvo acaba de apresentar ao mercado brasileiro uma nova versão da linha VM voltada para operações com betoneiras.
“Já tínhamos um produto de referência em betoneiras e fomos consultados por concreteiras para fazer um caminhão ainda mais leve. Por isso desenvolvemos essa nova versão do Volvo VM, que permite transportar mais carga útil”, afirma Clóvis Lopes, gerente comercial de caminhões da Volvo.
Batizada de VM Light Mixer, a nova versão traz uma série de alterações em relação ao VM 8x4 tradicional. Somadas, todas essas mudanças possibilitaram uma redução de 900 kg na tara do caminhão, passando de 8.820 kg para 7.920 Kg.
Dentre as novidades destaca-se, o entre-eixos de 4.550 mm, característica que proporciona a melhor melhor distribuição de peso na betoneira, tanque de combustível de 200 litros, reservatório de Arla com capacidade para 50 litros e chassi produzido com ligas especiais de aço LNE60, exclusivas da marca, mais leves e resistentes. A suspensão traseira, composta por molas parabólicas, também garante leveza sem abrir mão da robustez. O Volvo VM Light Mixer traz ainda pneus 275/80 R22,5 e a opção de rodas de alumínio.
“A Volvo aprimorou o caminhão, reduzindo peso sem comprometer a reconhecida robustez do veículo”, declara Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas de caminhões.
Com o objetivo de garantir uma solução completa às empresas concreteiras, a Volvo também trabalhou em parceria com implementadores do segmento. O primeiro Volvo VM Light Mixer recebeu uma nova betoneira Liebherr, também projetada com foco na redução de peso. A combinação total garantiu uma redução de cerca de 2.500 kg na tara total do conjunto (caminhão + betoneira), passando para apenas 11.650 Kg, e possibilitando o transporte de até 1 m³ a mais de concreto, dentro da lei da balança.
O novo Volvo VM Light Mixer também traz como diferencial um 4º eixo direcional dianteiro com a opção de sistema suspensor, instalado no veículo já na linha de montagem, com garantia de fábrica e sem adaptações. “Projetamos um eixo direcional de verdade, que diminui o arraste dos pneus e permite manobras em raios curtos, comuns em canteiros de obra”, assegura Valério.
Volvo/Divulgação |
Externamente, o modelo conta ainda com para-choque em aço, mais leve e com ângulo de ataque superior, faróis com desenho similar ao das versões rodoviárias da linha VM e conjunto ótico com luzes diurnas em LED, característica de segurança e identidade de toda a linha de caminhões Volvo atual.
O novo VM Light Mixer conta ainda com motor de 270 cv de potência, transmissão manual de 9 marchas e opção de escape vertical.
“Há anos os caminhões Volvo já são largamente utilizados por indústrias de concreto. Mas no novo Volvo VM Light Mixer reunimos diversas especificações que seguramente o tornam a melhor opção para as atuais exigências desse tipo de aplicação”, finaliza Clóvis Lopes.