Facchini

Scania apresenta 6 novas potências ao mercado brasileiro

O recente pré-lançamento da nova geração de caminhões Scania não se restringe apenas a novidades estéticas dos modelos, mas também a importantes inovações mecânicas, como por exemplo a apresentação de seis novas potências ao mercado brasileiro: 220, 280, 320, 410, 500 e 540 cavalos. 


As novas potências de 220 e 280 cavalos acompanham ainda outra novidade da marca sueca no Brasil, a chegada do motor de 7 litros para o segmento semipesado. Segundo a marca o lançamento tem como objetivo oferecer mais opções ao cliente desta importante faixa do mercado.

Além das novas potências, os novos motores se destacam pela alta tecnologia e inovação empregada em seu desenvolvimento. Segundo a Scania, os motores da nova geração contam com tecnologia de alta pressão de injeção de diesel e com múltiplos pontos para diminuir o consumo, os ruídos e as emissões; além disso, receberam novos sistemas de gerenciamento e instalações. 

“Essas atualizações tornam a Nova Geração as maiores máquinas de economia de combustível da história da Scania. O que já era uma promessa de marca subiu muitos degraus na busca da perfeição motriz, do estado da arte”, afirma Celso Mendonça, gerente de Pré-Vendas da Scania no Brasil. “Há outras formas de reduções de consumo, com a correta especificação do veículo levando em conta as características de utilização atrelados com o caminhão.”

Outra grande novidade da motorização Scania é a matéria-prima utilizada em sua construção. Os motores passam a ser produzidos em CGI, um composto compactado de ferro e grafite que duplica a resistência a fadiga. Dessa forma, eles estão ainda mais preparados para suportar o aumento na pressão de combustão dentro do cilindro. Apesar de mais robusto e resistente, os novos motores continuam leves , o que proporciona um melhor desempenho do veículo.

Para garantir uma significativa redução no consumo de combustível, os novos motores vem acompanhados ainda de novidades no consagrado câmbio automatizado Opticruise. A partir de agora a Scania está introduzindo o lay shaft brake, um sistema de freio de eixos como padrão nas caixas Opticruise.  


“Trata-se de uma solução simples que faz uma grande diferença quando relacionada a condução e desempenho", diz Mendonça. “Graças ao freio do eixo, a nossa caixa de câmbio, GRS905, realiza a troca em 0,4 segundos, o que significa que o tempo de mudança de marcha foi reduzido pela metade. Na prática, tornou-se tão rápido que pode dispensar outros tipos de soluções complicadas e que afetam a manutenção.” 

Utilizar o lay shaft brake não só reduz o tempo de mudança de marcha, mas também contribui para que a pressão do turbo seja mantida. Portanto, o veículo irá aumentar a velocidade para a próxima marcha com maior torque, mantendo a suavidade das trocas. Este recurso irá melhorar a dirigibilidade em condições difíceis e levar ao aumento de desempenho em todos os tipos de condução rodoviária, incluindo a partida.

Segundo a Scania, ao combinar a aerodinâmica dos novos veículos (2%) com as novidades de motorização (8%) e com as inovações do Scania Opticruise (2%), chega-se a uma economia de até 12% no consumo de diesel em relação aos modelos anteriores.

Com todas estas novidades, a Scania passa a oferecer ao mercado brasileiro 4 opções de motores e 11 potências diferentes, ficando assim:  Motores de 7 litros (220 cv, 250 cv e 280 cv), motores de 9 litros (280 cv, 320 cv e 360 cv), motores de 13 litros (410 cv, 450 cv, 500 cv, 540 cv) e por fim o consagrado motor V8 de 16 litros (620 cv). 

Sustentabilidade
Confirmando a aceitação do desafio de mudar o mundo do transporte, a Scania apresenta no campo da sustentabilidade apresenta opções de motores movidos a GNV/Biometano (280 cv, 340 cv e 410 cv) e bioetanol (280 cv e 400 cv). 

Chegada ao mercado
De acordo com a Scania, as novas opções de potência estarão disponíveis para pedidos assim como toda a nova geração de caminhões a partir de 29 de outubro, data oficial de lançamento na América Latina. Já as primeiras entregas serão feitas a partir de fevereiro de 2019.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA