Facchini

Randon New R

Librelato cresce 20% em 2022 com linha Evolut e projeta nova expansão neste ano

Librelato/Divulgação

Fabricante catarinense foi responsável pela venda de 12.500 implementos rodoviários, alcançando 14,2% de participação de mercado; 800 exemplares também foram exportados

Google News
A Librelato encerrou 2022 com bons motivos para comemorar. Prova disso é o crescimento de 20% no faturamento em relação ao ano anterior. Com 12.500 implementos rodoviários comercializados de janeiro a dezembro, a fabricante catarinense alcançou um  faturamento de 2,1 bilhões de reais, contra 1,8 bilhão de reais registrados em 2021.


Seguimos crescendo em ritmo acelerado, porque os operadores logísticos estão buscando mais rentabilidade nas operações de transporte e entendem que nossos produtos aliam alta qualidade, robustez e disponibilidade”, comenta o CEO da Librelato, José Carlos Sprícigo.

Em 2022, a Librelato também alcançou participação de 14,2% no mercado brasileiro, o que representa crescimento de 11,8% em relação ao ano anterior. O número significativo é resultado do sucesso incontestável da série Evolut, com destaque especial para a linha basculante que liderou as vendas da empresa, respondendo por cerca de 30% das vendas, enquanto a linha graneleira foi responsável por 17% das vendas totais da marca. 

Operando em ritmo acelerado, para dar conta do crescimento da demanda tanto do Brasil como do mercado de exportação, as unidades fabris da Librelato em Santa Catarina produziram, em média, 50 unidades por dia ao longo de 2022. No ano passado, a empresa exportou 800 unidades para o mercado externo. Paraguai, Chile, Uruguai, Bolívia, Colômbia, Gana e Uganda se consagraram como os principais destinos. 


Graças aos números expressivos, a Librelato se consagra atualmente como a terceira maior implementadora do Brasil e a segunda maior exportadora de semirreboques. Agora em 2023, a fabricante catarinense projeta uma expansão de 20% nas vendas. Para isso, está trabalhando com aumento de 12% da produção diária desde janeiro.  

Devemos ainda finalizar, em 2023, investimentos em torno de 30 milhões de reais. Esse valor será destinado a investimentos em pessoas e à melhoria fabril, para dar continuidade aos planos de automação da empresa”, prevê Sprícigo. Em 2022, foram aportados R$ 46 milhões em melhorias e tecnologias para aprimorar os processos internos de produção e a qualidade dos implementos.

A Librelato também iniciou 2023 inaugurando mais uma unidade industrial em Içara (SC), onde são finalizados os produtos em fase de montagem e preparação para entrega. Com isso, a implementadora deve gerar 600 empregos indiretos neste ano, além de fechar 140 contratações diretas. Atualmente, a Librelato emprega 1.800 profissionais.



Vendas de peças
A Librelato também encerrou 2022 contando com 21 lojas Libreparts em operação em todas as regiões do País. Seis delas na Região Sul, sete na Região Sudeste, três na Região Centro-Oeste, quatro na região Nordeste e uma na Região Norte. A expectativa para 2023 é chegar a 30 unidades.

Além disso, a empresa finalizou o ano com quatro Box Libreparts em operação no Brasil, todos em locais estratégicos para o atendimento aos clientes. Os boxes estão localizados em Caucaia (CE), Uruçuí (PI), Irecê (BA) e Imbituba (SC).


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA