Facchini

Randon New R

IVECO e Nikola negociam venda de 100 caminhões movidos a hidrogênio na Alemanha

IVECO/Divulgação

Modelos Nikola Tre FCEV Classe 8 contarão com tração 6x2; entregas estão previstas para começarem em 2024

Google News
A IVECO, marca do Iveco Group, e a Nikola Corporation, anunciaram neste mês, a negociação de 100 caminhões pesados movidos a célula de combustível de hidrogênio (FCEVs). O número expressivo está previsto uma carta de intenções assinada pela GP JOULE, uma fornecedora de sistemas para soluções integradas de energia com sede em Reussenkoege, na Alemanha.


Produzidos pelo consórcio Nikola e Iveco Group na fábrica em Ulm, na Alemanha, os modelos Nikola Tre FCEV Classe 8 contarão com tração 6x2. A previsão é de que os 30 primeiros exemplares sejam entregues em 2024 e os outros 70 em 2025. A aquisição deverá ser feita por meio do GATE (Green & Advanced Transport Ecosystem), modelo de aluguel de caminhões elétricos do Iveco Group. Posteriormente, a empresa alemã disponibilizará os veículos para clientes na área de transporte e logística. Já a IVECO será a responsável pelas funções essenciais de manutenção e serviços nos caminhões.  

LEIA TAMBÉM


A concretização do negócio dependerá da candidatura bem-sucedida da GP JOULE para o financiamento do KsNI, programa da Alemanha que apoia a aquisição de veículos com acionamentos alternativos e ecológicos. Além disso, a partir de 2026, a GP JOULE e o Iveco Group concordaram em comercializar caminhões com células de combustível adicionais para clientes na Europa. A GP JOULE fornecerá a eles hidrogênio 100% ecológico através da rede de estações de reabastecimento.

O pedido da GP JOULE será um exemplo de como o Nikola Tre FCEV pode apoiar ainda mais os clientes comerciais na Alemanha em sua transição para emissões zero, anos à frente de outros fabricantes, o que ajuda a alcançar o objetivo de descarbonizar o setor de transportes”, afirma Michael Lohscheller, presidente e CEO da Nikola Corporation.


O que nos motiva a continuar é uma energia 100% renovável que seja acessível a todos. Junto com a Nikola e a IVECO oferecemos aos nossos clientes todos os componentes para o transporte pesado com impacto neutro no clima de uma única fonte: da produção e compra de hidrogênio ecológico aos postos de abastecimento e aos caminhões com célula de combustível e serviços que atendem às suas necessidades. Essa é a entrada para o mundo do transporte de carga sem emissões”, declara Andre Steinau, diretor de Gerenciamento na GP JOULE HYDROGEN.

Estamos muito satisfeitos com a escolha da GP JOULE e com este acordo, graças ao nosso inovador modelo de aluguel GATE, vamos levar a mobilidade a hidrogênio aos clientes na Alemanha e avançar na descarbonização do transporte rodoviário de carga. O GATE dedica-se a atender às necessidades dos clientes de veículos comerciais elétricos com bateria e célula de combustível de hidrogênio, atendendo inicialmente às marcas IVECO e Nikola. Este acordo é uma chance de começar a oferecer nossos serviços com base em uma forma de pagamento por uso que permitirá aos clientes acessar a propulsão do futuro”, comenta Simone Olivati, presidente de Serviços Financeiros do Iveco Group.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA