Facchini

IVECO e Nikola inauguram fábrica para produção de caminhões elétricos na Alemanha

IVECO/Divulgação

Parceria entre a montadora e o grupo norte-americano dá início à próxima etapa rumo a emissão zero e soluções energéticas no transporte de cargas

Neste mês de setembro, a IVECO e a Nikola deram início a um novo capítulo na história do transporte sustentável com a inauguração de uma fábrica dedicada à produção de caminhões elétricos pesados Nikola Tre em Ulm, Alemanha.

Com produção prevista para começar ainda neste ano, os primeiros exemplares Nikola Tre produzidos na planta serão entregues para clientes selecionados nos Estados Unidos, em 2022. Além do modelo de produção de veículos elétricos a bateria, a partir de 2023, a nova planta industrial também será responsável pela produção do modelo alimentado por célula de combustível.

"É extremamente gratificante poder testemunhar a execução de um árduo trabalho entregue no prazo e de acordo com nossos planos originais. Graças à reconhecida experiência da IVECO, fornecemos uma plataforma sobre a qual a tecnologia Nikola pode prosperar. Agora, nosso foco está em garantir o sucesso desta operação e assumirmos a liderança, quando se trata de transporte pesado de longa e curta distância, com emissão zero de poluentes", disse Gerrit Marx, Presidente de Veículos Comerciais e Especiais da CNH Industrial e CEO da IVECO.


Sobre a fábrica
Resultado de um investimento conjunto da IVECO e da Nikola, a nova fábrica alemã conta com 50 mil metros quadrados, dos quais 25 mil metros quadrados cobertos, além de 160 fornecedores envolvidos no processo de produção do início ao fim. 

A previsão inicial é de que a linha de produção seja capaz de produzir  mil unidades por turno por ano, número que deverá ser elevado de maneira gradativa no decorrer dos próximos anos. Destaca-se ainda a aplicação dos princípios do programa de Manufatura de Classe Mundial (WCM), com o objetivo de atingir desperdício zero, acidente zero, falha zero e estoque zero, confirmado por suas características-chave que incluem a gestão totalmente digital do chão de fábrica, projetada para garantir 100% de rastreabilidade e operações sem papel.


Nikola Tre
Planejado e projetado como uma solução de transporte segura, confiável e de alto desempenho, com emissão zero, o Nikola Tre está impulsionando a mudança para o setor. Baseado na plataforma de caminhões IVECO S-WAY com um eixo elétrico, desenhado em conjunto com a FPT Industrial, o caminhão apresenta avançada tecnologia de bateria elétrica e a combustível da Nikola, juntamente com os principais componentes fornecidos pela Bosch. Juntas, as equipes projetaram uma plataforma modular capaz de gerar tecnologia de célula de combustível, bem como de propulsão por bateria. O lançamento da tecnologia de bateria impulsionará a maturidade da plataforma subjacente antes de adicionar a célula de combustível como uma tecnologia de extensão de alcance.


IVECO no Brasil
No Brasil, a IVECO iniciou o programa Brasil Natural Power que, junto de grandes parceiros, tem como objetivo desenvolver, produzir e comercializar veículos movidos a combustíveis alternativos projetados para atender os segmentos do transporte no Brasil levando em conta suas peculiaridades e características.

Segundo Márcio Querichelli, presidente da IVECO na América do Sul, a tendência é que o gás seja a alternativa mais viável para o território brasileiro, quando se trata de transporte de cargas, urbano e rodoviário, sendo o ‘ponta pé inicial’ para outras tecnologias, como a eletrificação. “Estamos focados na missão de promover um transporte sustentável sem deixar de lado a rentabilidade da operação do cliente”, completa o executivo.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA