Facchini

IVECO e Nikola apresentam caminhões elétricos e movidos a hidrogênio

IVECO/Divulgação

Desenvolvidos inicialmente para operações rodoviárias de longas distância na Europa, extrapesados contam com autonomias que variam de 500 km (BEV) ou 800 km (FCEV)

Google News
Presentes na IAA Transportation 2022, maior evento de veículos comerciais do mundo e que acontece nesta semana em Hannover, Alemanha, a IVECO Group, pioneira na comercialização e fabricação de veículos movidos a combustíveis alternativos, e a Nikola Corporation (Nasdaq: NKLA), líder global em soluções de infraestrutura de energia e transporte com zero emissões, apresentam ao público os primeiros frutos da joint-venture entre as companhias. Além de lançarem o Nikola Tre Battery Electric Vehicle (BEV), extrapesado 100% elétrico para operações no continente europeu, as empresas também revelam a versão beta do Nikola Tre Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV), modelo movido a hidrogênio.


Com autonomias que variam de 500 km (BEV) a 800 km (FCEV) nas configurações iniciais, os inéditos caminhões comprovam a ampla capacidade da fábrica da joint venture das duas empresas, inaugurada em 2021 em Ulm, na Alemanha. A nova planta, conta uma linha de montagem dedicada exclusivamente aos veículos elétricos.


Para as empresas, a apresentação dos caminhões é mais um importante passo em direção a ambiciosa meta de zerar as emissões de carbono e desenvolver tecnologias inovadoras para a mobilidade sustentável. 


O Iveco Group e a Nikola desfrutam de uma parceria sólida que começou em 2019”, afirmou Gerrit Marx, CEO do Iveco Group. “Juntos, cumprimos todos os marcos em nosso caminho para a implantação de caminhões pesados de emissão zero na América do Norte e na Europa, em um caminho rápido sem precedentes do design ao mercado, apesar de todos os desafios que enfrentamos ao longo do caminho. Temos a intenção de continuar com essa jornada acelerada e em constante evolução”.

Os Tre BEV e Tre FCEVs de emissão zero da Nikola são verdadeiros divisores de águas no transporte comercial de caminhões”, acrescentou Michael Lohscheller, presidente da Nikola Corporation. “Desenvolvidos especificamente como veículos elétricos, eles oferecem desempenho e experiência de direção que podem competir com seus pares movidos a diesel nas missões de serviço pesado mais difíceis. Os modelos promovem também soluções de emissão zero operacional e financeiramente viáveis para aplicações regionais e transporte de longa distância que darão aos clientes uma vantagem competitiva real”.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA