Facchini

VW Meteor Optimus: O futuro dos caminhões Volkswagen

VWCO/Divulgação

Sistema de câmeras, kit aerodinâmico, interior mais tecnológico e possibilidade de ser abastecido com HVO são alguns dos diferenciais do novo caminhão conceito Volkswagen

Google News 
Ao contrário do que se imaginava, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) não havia apresentado todas as novidades do portfólio de produtos. Presente na 23ª edição da Fenatran, a maior feira de transporte rodoviário de cargas e logística na América Latina, a montadora pertencente ao Grupo TRATON, revelou ao público o inédito VW Meteor Optimus.


Apresentado como um caminhão conceito, o extrapesado da marca se destaca principalmente pela promessa de entregar uma economia de até 8% em relação aos modelos comercializados atualmente. O percentual expressivo é resultado da combinação de uma série de novas tecnologias que poderão fazer parte do portfólio da marca nos próximos anos.

Do ponto de vista aerodinâmico, o VW Meteor Optimus se destaca inicialmente pela presença de um futurístico e moderno kit aerodinâmico que inclui, defletores de teto e cabine, saias laterais e proteção de borracha em toda a parte inferior. Destaca-se ainda a presença de calotas com uma turbina acoplada, solução responsável por diminuir o arraste e ao mesmo tempo que maximizar a refrigeração do sistema de freios.


A maior economia de combustível também é assegurada pela presença de sistemas inteligentes como o predictive shifting, um controle eletrônico que antecipa até 2 quilômetros de condições de rodagem para atuar de uma forma mais eficiente na troca de marchas e oferecer uma melhor performance na operação. 

O inédito VW Meteor Optimus também impressiona pela presença de um moderno sistema de câmeras que substituem por completo os tradicionais espelhos retrovisores, eliminando por completo os pontos cegos e assegurando ao motorista a melhor visibilidade, inclusive no período noturno, graças aos sensores infravermelhos.

VWCO/Divulgação
Internamente, a cabine do novo VW Meteor Optimus se destaca pela presença de painel 100% digital, solução que será ofertada pela marca a partir do segundo semestre de 2023, central multimídia de 10 polegadas touchscreen e ainda banco do motorista com sistema de massagem integrado. Ainda segundo a marca, o revestimento interno também é ecológico, feito com grafeno, diminuindo assim a pegada de carbono do modelo, e trazendo ainda tratamento antiviral e bactericida.


Abastecido com diesel verde
Equipado com motor MAN D26 de 530 cv de potência e 2.600 Nm de torque, o VW Meteor Optimus também está preparado para rodar com o diesel verde (óleo vegetal hidrotratado ou HVO da sigla em inglês), combustível alternativo e renovável, considerado uma importante alternativa para a matriz energética nacional, embora ainda não comercializado em larga escala no Brasil. Quando abastecido com HVO, o extrapesado conceito poderá proporcionar uma redução de até 90% nas emissões de CO2, quando comparado ao diesel tradicional do mercado.

VWCO/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA