Facchini

VW 26.320: Conheça em detalhes o substituto do Constellation 24.280

Lucas Duarte/Portal Caminhões e Carretas

Maior potência, novas opções de transmissão, itens de segurança de série e novidades no interior estão entre os principais diferenciais do modelo que promete retomar a liderança no segmento de semipesados

Google News
"Em time que está ganhando não se mexe", a primeira vista esse ditado pode fazer total sentido quando se compara a linha 2023 de caminhões Volkswagen Constellation com os modelos antecessores, especialmente tratando-se dos campeões de venda no passado, como por exemplo, o VW Constellation 24.250 até o fim de 2011 e VW Constellation 24.280 até o presente momento. Mas é nos detalhes que está a grande surpresa da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) para o próximo ano. 


Confiante na retomada da liderança no segmento de semipesados, a marca antecipa as novidades que farão parte do portfólio a partir de 2023 e apresenta como uma das principais novidades o inédito Volkswagen Constellation 26.320. Trazendo como diferenciais um amplo pacote de itens de segurança de série, novos acabamentos internos, tecnologia aprimorada, novas opções de transmissão e motorização mais potente e econômica, o novo semipesado terá a importante missão de substituir e manter a trajetória de sucesso do modelo VW Constellation 24.280. 

Conheça-o agora em detalhes neste vídeo:


Trem de força
Para atender com precisão a nova norma de emissões que entrará em vigor no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2023, Proconve P8 (Euro 6), o inédito VW Constellation 26.320 contará com motor MAN D08 de 7 litros, 315 cv de potência e 1.200 Nm de torque, além de tecnologia SCR para tratamento dos gases poluentes. 

A motorização atualizada poderá ser combinada com duas opções transmissão, sendo, automatizada ZF TraXon de 12 velocidades, que inclusive é a mesma utilizada na linha de extrapesados VW Meteor, ou manual ZF de 9 velocidades.


Configurações
VWCO/Divulgação
Feito sob medida para atender as mais diversas aplicações do transporte rodoviário de cargas brasileiro, incluindo até mesmo as aplicações de longa distância, o inédito VW Constellation 26.320 chegará ao mercado contando com uma infinidade de possibilidades de configuração.

Além das três conhecidas opções de cabine (simples, leito teto baixo e leito teto alto), a nova aposta da marca para o segmento de semipesados contará com três opções de entre eixos, sendo, 3.560 mm, 4.800 mm ou 5.207 mm, e duas opções de tanques de combustível, podendo ser configurado com apenas um de 275 litros ou dois também de 275 litros cada.

E para aqueles que buscam ainda mais capacidade de carga, mas não abrem mão dos atributos que consagram os caminhões semipesados Volkswagen no mercado, a marca também disponibilizará a versão 8x2: o VW Constellation 30.320 agora com entre eixo longo 6.500 mm de série.


Segurança
Em total sintonia com as futuras regulamentações que entrarão em vigor no Brasil nos próximos anos, o novo VW Constellation 26.320 sairá de fábrica contando com um amplo pacote de itens de segurança ativa e passiva.

De série, o novo pacote de segurança ativa conta com controle de estabilidade (ESC), assistência de partida em rampa (HSA), controle de tração (ATC) e freios ABS + EBD com maior performance. Destaca-se ainda a inclusão de cinto de segurança integrado aos bancos, mudança se consagra como a principal novidade em termos de segurança passiva.

Na parte externa, itens como um novo sistema de regulagem de faróis, luzes de condução diurna (DRL, na sigla em inglês), luzes de posição e lanternas traseiras em LED completam a lista de atributos de segurança do novo semipesado Volkswagen.


Interior
VWCO/Divulgação
Assim como os demais modelos 2023 do portfólio, o inédito VW Constellation 26.320 também se destacará por novos acabamentos internos e pela introdução de importantes tecnologias. 

Totalmente reformulados, os além mais ergonômicos, agora contam com apoios de cabeça e lombar (pneumático), regulagem da carga do amortecedor, ajuste de altura e duas novas opções de revestimento, tecido antibacteriano ou couro.

Outra novidade que chama bastante a atenção no inédito Volkswagen Constellation 26.320 e que promete entregar ainda mais comodidade e conforto aos motoristas, é a mudança na posição da alavanca de marchas. Nos exemplares equipados com transmissão automática ou automatizada, a alavanca agora está localizada na coluna de direção, permitindo que o motorista troque de marcha sem perder o foco na estrada.


O sistema de direção também está renovado e oferece 30% menos esforço na condução, bem como uma dirigibilidade mais leve, macia e suave. Além disso, os ajustes de profundidade e altura nas colunas de direção passam a ser de série.

O novo semipesado também contará com duas opções de painel de instrumento, sendo, analógico com computador de bordo e novo display que garante melhor visualização das mais de 70 novas funcionalidades eletrônicas, ou totalmente digital com tela de 10 polegadas e que incorpora aos modelos mais 80 funcionalidades, disponível a partir do segundo semestre de 2022. Também a partir da segunda metade do próximo ano, o novo semipesado poderá sair de fábrica com uma nova central multimídia com tela de 7 polegadas, conectividade via bluetooth ou USB, espelhamento Android Auto ou Apple CarPlay e ainda assistentes de voz como Google e Siri. 

O volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade é outro destaque do VW Constellation 26.320. Com comandos integrados, a novidade permite que motoristas tenham fácil acesso ao computador de bordo, central multimídia e atendimento de chamadas via telefone sem a necessidade de tirarem as mãos da direção.

Na versão Prime, a mais completa do portfólio da marca, o novo VW Constellation 26.320 contará ainda com trio elétrico e suporte para celular.


Ficha técnica - VW Constellation 26.320
Motor: MAN/D08
Potência: 315 cv @ 2.200 rpm
Torque: 1.200 Nm @ 1.200 a 1.700 rpm
Transmissão: ZF/12TX 2420 TD (Atm.) ou ZF/9S 1310 TD (Manual)
Sistema de freios: Dianteiro e traseiro a tambor
Capacidade tanque: 275 l ou 2x 275 l + 60 l de ARLA 32
Eixo dianteiro: Dana/13K 
Eixo traseiro motriz: Meritor/MS 23.155
Distância entre-eixos: 3.560/4.800/5.207 mm
PBT/PBTC/CMT: 23.000/35.000/35.000 kg

Sua opinião
Agora que você já conhece o novo VW Constellation 26.320 em detalhes, nos diga: Ele tem potencial para substituir o VW 24.280 e garantir novamente à VWCO a liderança do segmento de semipesados?

LEIA TAMBÉM

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA