Facchini

Ambipar adquire 50 caminhões Scania, sendo 10 movidos a gás

Scania/Divulgação

Lote é composto por 40 caminhões Scania R 450 6x2 movidos a diesel e 10 Scania G 410 6x2 movidos a GNV/Biomenato; aquisição marca a retomada da parceria entre a empresa e a montadora

Google News
A Ambipar, líder em gestão ambiental, e a Scania, montadora que está liderando a mudança para um sistema de transporte mais sustentável, acabam de retomar uma importante parceria através da negociação de novos caminhões. 

Com o objetivo de levar a sustentabilidade para as operações de transporte de forma real, aqui e agora, o Grupo Ambipar adquiriu 10 novos caminhões Scania R 410 6x2 movidos a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano. 

Segundo a empresa, os novos exemplares farão parte do chamado Corredor Sustentável, um projeto da Ambipar que leva mobilidade segura e inteligente para as operações de transporte de produtos químicos para a Dow. A iniciativa está alinhada às estratégias ESG das companhias e ao objetivo de reduzir a emissão de gases de efeito estufa (GEE) em suas operações.


Já no primeiro ano de operações, o Grupo Ambipar espera alcançar uma redução de 20% nas emissões de dióxido de carbono no Corredor. “Queremos ampliar cada vez mais nossa agenda ESG e o Corredor Sustentável chega para fortalecer este propósito. Temos sim uma meta robusta, que é ter 100% da nossa frota de veículos com matriz energética mais limpa até 2040. Com a ajuda de nossos parceiros, vamos agir de forma consciente e eficiente, além de impulsionar uma grande transformação no setor logístico e gerar impacto positivo para o meio ambiente”, afirma Hélio José Branco Matias, Diretor na Ambipar.

A Ambipar orgulhosamente é um dos nossos parceiros de jornada na transformação do transporte em um setor mais sustentável e faz parte de um seleto grupo que grava seu nome na história do transporte de cargas pelo propósito singular de tornar o planeta menos poluído e dependente do diesel. É notória a preocupação da Ambipar com a sustentabilidade e a visão de futuro, baseada em viabilidade de dados concretos, escolhendo nossa solução que trará muitos benefícios para sua operação e dos seus clientes”, diz Silvio Munhoz, diretor geral das Operações Comerciais da Scania Brasil. “A solução a gás e/ou biometano da Scania é uma realidade viável no Brasil. Continuamos com metas ousadas e já vendemos mais de 600 unidades. O interesse cresce a cada dia”, complementa.


Para Lorena Bruni, diretora de Compras para América Latina da Dow, a iniciativa reforça o compromisso da companhia de avançar em ações e parcerias colaborativas com foco nas metas de sustentabilidade até 2050: alcançar a neutralidade em carbono e eliminar materiais como resíduos. “A colaboração é o único caminho para abordar questões complexas e essa parceria com a Ambipar irá impactar diretamente as emissões de escopo 3, geradas pelos nossos clientes e ligadas às operações da empresa, que são as mais desafiadoras de mapear e reduzir”, destaca. 

Já Ronaldo Gewehr, diretor de Logística para a América Latina da Dow, ressalta que “esses caminhões serão utilizados nas rotas de transporte entre a Dow e a Whirpool, mas a expectativa é expandir o uso de veículos movidos a GNC para o transporte de mercadorias entre a Dow e outros clientes”.


Scania/Divulgação


Outros 40 caminhões Scania
Além dos novos caminhões movidos a gás, o Grupo Ambipar também investiu na aquisição de outros 40 modelos Scania R 450 6x2 para renovação de frota.

Segundo a empresa, 20 unidades serão empregadas na logística da matriz localizada em São Paulo. Outros 15 exemplares serão destinados às operações em um polo petroquímico, segunda unidade com maior faturamento do Grupo. Já os cinco caminhões remanescentes atuarão em rotas pelo Mercosul. 

Mesmo sendo movidos a diesel, os 40 novos caminhões Scania adquiridos não deixarão de contribuir com a sustentabilidade das operações do Grupo, justamente por proporcionarem uma redução de até 20% no consumo de combustível, graças a alta tecnologia embarcada.



Vim para o Grupo em 2011 e, aos poucos, pude mostrar para o Conselho de Gestão as especificidades e valências da marca. O investimento inicial pode até ser mais alto, mas o Scania é o caminhão que tem a melhor média de combustível do mercado, ainda incomparável com as demais marcas, e o que tem o valor de revenda acima da concorrência. Ao longo de cinco anos, por exemplo, é um veículo que proporciona uma redução de custos para a companhia”, destaca Hélio. 

A recente aquisição também é apoiada pelos bons resultados operacionais obtidos com três exemplares Scania adquiridos em 2018 e que ainda seguem presentes na frota do Grupo. “Não costumamos ter caminhões com mais de três anos de uso, isso faz parte da política da empresa. Mas não pretendemos, por enquanto, substituir os R 450 que já tínhamos comprado. Enquanto os caminhões da concorrência, na mesma operação de transporte de produtos químicos granel - carregados 50% do trecho, pois retornam vazios - fazem uma média de 2,7%, os Scania entregam 2,9 a 3%. É uma diferença relevante”, detalha.


Parceria de longa data
A recente aquisição dos 50 caminhões também marca a retomada de uma importante parceria entre o Grupo Ambipar e a montadora sueca. “Nossa intenção é continuar com a parceria com a Scania, até porque agora estou com os 10 caminhões movidos gás e sabemos que a tendência é aumentar mais ainda esse número à medida em que vou conseguindo ter aderência dos clientes no projeto Corredor Sustentável. Também já colocamos em nosso planejamento ter mais modelos Scania em nossas renovações de frota a partir do ano que vem”, revela Hélio.

Desde que assumimos o compromisso de liderar a transformação para um transporte mais sustentável, temos buscado parceiros que estejam nessa mesma jornada. A Ambipar é um deles, já pensando lá na frente e entendendo que os bons frutos dessa relação geram uma força ainda maior para essa parceria”, finaliza Maurício Lucena, gerente de Negócios da Scania Brasil.

Com informações: Jornada Scania

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA