Facchini

Área de Escape evita acidente com bitrem carregado de milho na BR-376/PR

Arteris/Divulgação

Carreta circulava com 48 toneladas quando perdeu os freios; somadas, todas as Áreas de Escape construídas pela Arteris já salvaram 800 vidas

Google News
Construída pela concessionária Arteris Litoral Sul, a Área de Escape localizada no km 667,3 da BR-376, em Guaratuba (PR), foi novamente decisiva para salvar a vida de um caminhoneiro e evitar um grave acidente.

Na manhã da última sexta-feira, 21 de outubro, o condutor de uma carreta carregada com 48 toneladas de milho fez uso do dispositivo. O motorista de 58 anos, relatou que o veículo apresentou problemas nos freios, o que o obrigou a fazer uso do dispositivo. Ele já conhecia a área de escape, e direcionou a carreta para o interior da caixa com cinasita, percorrendo 90 metros até a parada em segurança.

Assista o registro da entrada:



800 vidas salvas 
Localizada na descida da Serra do Mar, na ligação entre os estados do Paraná e Santa Catarina, a Área de Escape do km 667,4 foi inaugurada em novembro de 2019, e desde então já foi utilizada 145 vezes, com 289 vidas salvas. Como destaque, o dispositivo salvou 50 vidas de uma única vez no último dia 08 de outubro, quando o motorista de um ônibus utilizou o recurso de segurança.

Um pouco mais à frente, no km 671,7 – encontra-se a primeira área de escape construída pela Arteris no Brasil, em 2011, também em Guaratuba (PR) e já utilizada 304 vezes – com 433 vidas salvas.

Somente com as duas áreas de escape nesse trecho da Arteris Litoral Sul, o total de vidas salvas chega a 722. O marco de 800 é alcançado com a soma das 78 vidas já salvas pela área de escape do trecho de Miracatu (SP) na Serra do Cafezal, em trecho Arteris Régis Bittencourt. Essa estrutura em São Paulo foi inaugurada pela Arteris em 2018 e já registrou até então 66 entradas.

A cada vida salva contabilizada pela eficiência das Áreas de Escape, reforçamos a afirmativa de que é possível sim zerarmos o número de vítimas fatais no trânsito. Projetos inovadores, aliando infraestrutura e tecnologia, demonstram isso. Nosso sentimento é de realização em contribuir para a vida!”, avalia José Júnior, gerente de operações Sul da Arteris.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA