Facchini

Votorantim Cimentos abre vagas para mulheres em curso gratuito para formação de motoristas de betoneira

Divulgação

Em parceria com o SEST/SENAT, a formação vai capacitar profissionais para condução e operação de caminhões betoneira; Inscrições podem ser feitas até o dia 10 de novembro

Google News
A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, anunciou neste mês a abertura de inscrições para o Programa Evoluir Mulheres – Curso Profissionalizante para Motoristas de Betoneira. A iniciativa que conta com oito vagas gratuitas e exclusivas para mulheres da cidade de São Paulo e Região Metropolitana, será responsável pela capacitação das profissionais para trabalharem com caminhões no transporte de concreto.

Para participar do curso as candidatas devem atender aos seguintes requisitos, ter mais de 21 anos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria D ou E há no mínimo 12 meses.

De acordo com a empresa, o curso será ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte - SENAT e terá carga horária de 86 horas. As aulas serão ministradas em formato presencial e online a partir do dia 21 de novembro de 2022. O local das aulas presenciais é o SEST/SENAT Vila Jaguara que fica localizado na Avenida Candido Portinari, 1100 em São Paulo (SP). As participantes que não tiverem acesso à internet, poderão usar o laboratório de informática da unidade do SEST/SENAT para realizar as aulas online.


Ainda segundo a Votorantim Cimentos, o Curso Profissionalizante para Motoristas de Betoneira tem como principal objetivo desenvolver as habilidades técnicas e socioemocionais das mulheres para operarem um caminhão betoneira com foco na condução segura e econômica dos veículos, além do aprimoramento do processo de gestão operacional. Além disso, a qualificação será dividida em três etapas. Na primeira etapa serão ministradas palestras online sobre oportunidades de trabalho para mulheres no mercado de transportes. A segunda é um curso de ensino a distância voltado para a empregabilidade e inserção de mulheres no segmento de transporte. Na última fase as profissionais realizarão 56 horas de aulas teóricas e práticas da escola de motoristas. Nessas aulas práticas, as motoristas utilizarão simuladores de caminhão e os veículos da frota de caminhões da Engemix, unidade de negócio de concreto da Votorantim Cimentos.

Pretendemos ampliar a presença feminina em nossas operações de concreto com a formação de mulheres motoristas de betoneira em São Paulo. As experiências positivas com as profissionais trabalhando como motoristas de betoneira em outras localidades no Brasil nos motivou a desenvolver talentos na cidade de São Paulo. Com este tipo de iniciativa, visamos gerar impacto positivo na sociedade ao criar oportunidades específicas para desenvolvermos futuras lideranças femininas em nossas operações”, afirma a gerente Geral de Gente da Votorantim Cimentos, Sabrina de Freitas.


Equidade de gênero
A iniciativa da Votorantim Cimentos vai ao encontro da meta de atingir 30% de mulheres em cargos de liderança no Brasil até 2030. Em 2021, houve crescimento de 12,6% no número total de mulheres no quadro geral de empregados da Votorantim Cimentos, sendo que 23,5% delas são líderes. 

Somente neste ano, a Votorantim Cimentos já formou mais de 100 mulheres em posições de liderança no Brasil por meio do programa Lidera VC e está realizando uma mentoria com mulheres negras. A empresa também realiza ações para aumentar a participação nas diversas áreas da companhia. Um dos destaques é o Programa de Estágio Técnico para Mulheres, que está na terceira edição e destina vagas para profissionais do sexo feminino nas operações da companhia. Já o Programa Engenheiras de Confiabilidade tem como objetivo formar mulheres engenheiras para atuar na área de manutenção de fábricas, garantindo o funcionamento dos equipamentos da operação sem falhas.

Serviço
Evoluir Mulheres – Curso Profissionalizante para Motoristas de Betoneira
Oportunidade: 8 vagas para o curso em São Paulo
Inscrições: até 10 de novembro de 2022
Requisitos: ter 21 anos e carteira de habilitação há no mínimo 12 meses nas categorias D ou E
Início das aulas: a partir de 21 de novembro de 2022
Aulas presencias e online
Local das aulas presenciais: SEST/SENAT Vila Jaguara - Av. Candido Portinari, 1100 - São Paulo/SP


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA