Facchini

VÍDEO: Área de escape salva vida de mais um caminhoneiro na BR-376/PR

Arteris/Divulgação

Localizada na Serra do Mar, estrutura foi primeira Área de Escape construída pela Arteris no Brasil. Atualmente, são três em operação nas rodovias concedidas no país

Completando agora 10 anos de operações, a Área de Escape localizada no km 671,7 da BR-376/PR e construída pela Arteris Litoral Sul, salvou a vida de mais um caminhoneiro na manhã desta quarta-feira, 25 de agosto. 

No registro desta quarta-feira, o condutor de um caminhão com 20 toneladas de cimento, fez uso da área após identificar problemas nos freios. O veículo percorreu 36 metros até parar em segurança. Assista:



Sobre a Área de Escape
Desde a inauguração em 13 de agosto de 2011, 275 entradas foram registradas e resultaram em 398 vidas salvas. Na época, o projeto da primeira Área de Escape construída pela Arteris no Brasil teve exatamente como objetivo, servir de refúgio para veículos com problemas mecânicos na descida da Serra da BR-376/PR, em Guaratuba. A intenção foi utilizar a mesma tecnologia de pistas de automobilismo para criar a Área de Escape na rodovia.

Com 240 metros de extensão e 8,5 metros de largura, o dispositivo se mostrou eficiente logo no primeiro mês de operação – quando registrou três entradas de veículos pesados. Dali em diante, foram diversas utilizações que reforçaram a importância dessa estrutura. Entre elas, uma das mais marcantes ocorreu no início deste ano –  quando um ônibus com 37 ocupantes fez uso da área a 118 km/h. O veículo percorreu 115 metros até o repouso absoluto – com todas as pessoas ilesas.

“Essa foi uma solução adotada como inovação para reforço da segurança na BR-376/PR, e os números demonstraram a importância do dispositivo – a ponto de construirmos uma segunda área. O destaque em todos esses anos de operação é certamente a quantidade de vidas salvas”, avalia José Júnior, gerente de operações.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA