Facchini

Randon New R

Entra em vigor a tarifa zero para importação de pneus de caminhões

Adobe Stock
Entrou em vigor nesta quinta-feira, 21 de janeiro, a tarifa zero para a importação de pneus de caminhões. A medida é confirmada pela Resolução GECEX nº148 da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta.

De acordo com o documento, a tarifa zero de importação vale exclusivamente para quatro medidas de pneus utilizados em caminhões, sendo, 295/80 R22,5, 275/80 R22,5, 215/80 R17,5, 235/80 R17,5 e 12.00 R24. Segundo o Ministério da Economia a alteração da alíquota tem o objetivo de contribuir para a redução dos custos operacionais do transporte rodoviário de cargas no Brasil.


"A medida atende a uma solicitação do Ministério da Infraestrutura, tendo em vista a participação do Transportador Rodoviário de Cargas (TRC) na matriz de transportes do país e as dificuldades do setor decorrentes da restrição econômica ocasionada pela pandemia da Covid-19", explica a pasta.

A alteração tarifária também vai de encontro com uma promessa feita pelo Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, na última semana. Durante a tradicional transmissão ao vivo, promovida nas redes sociais, o Presidente anunciou em primeira mão a mudança na alíquota. 


Confira na íntegra a Resolução GECEX nº148: CLIQUE AQUI


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA