Facchini

VW Meteor 29.520 é o milionésimo veículo produzido pela VWCO no Brasil

VWCO/Divulgação
Além de colocar a montadora em um novo patamar no segmento de extrapesados, a inédita linha de caminhões VW Meteor acaba de contribuir para o alcance de uma marca histórica, 1 milhão de caminhões e ônibus produzidos. A milionésima unidade fabricada pela marca é uma unidade do modelo 29.520.

Desse total recorde, mais de 850 mil unidades foram produzidas pelo complexo industrial da VWCO em Resende (RJ), que completa 25 anos desde suas primeiras instalações na cidade e abriga o centro de desenvolvimento mundial da marca, além das mais modernas linhas de montagens da empresa.


“Esse recorde de produção agora é fruto dos nossos esforços constantes desde o início das nossas operações em 1981, mas sobretudo a partir de nossa instalação em Resende, que teve início em 1995 com uma fábrica laboratório. Ao longo desses últimos 25 anos, investimos continuamente para garantir um processo produtivo com tecnologia de ponta. Foram R$ 5,5 bilhões destinados ao crescimento da empresa, com o mais recente ciclo de investimento previsto para terminar em 2021 e que tem grande parte dos recursos focada no lançamento dos novos extrapesados VW”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Para garantir a máxima qualidade na produção dos maiores caminhões VW do mundo, a marca investiu recentemente mais de R$ 500 milhões em uma moderna manufatura 4.0 em nível de automação, com robótica avançada e conectividade dos dados, desde a armação até o acabamento da cabine. Com isso, a unidade de Resende (RJ) passou a contar com mais de 70 robôs, sendo um terço deles dedicados à linha do Meteor. A inédita linha Meteor conta ainda com área exclusiva: são ao todo 18 mil metros quadrados, incluindo da logística de peças à produção.


Sobre os novos VW Meteor
A inédita linha de caminhões Volkswagen Meteor estreia no Brasil em duas versões.A primeira delas batizada de VW Meteor 28.460 6x2, destinada as operações de médias e longas distâncias com semirreboques de 3 eixos e PBTC de 48,5 a 53 toneladas, e a versão VW Meteor 29.520 6x4 foi desenvolvida para atender as operações rodoviárias que envolvem Combinações Veiculares de Carga (CVC) de 7 e 9 eixos, com PBTC de 57 a 74 toneladas.

As novidades da linha Meteor não se resumem apenas ao novo design. Destaque para a presença da nova geração do motor MAN D26, agora nacionalizado e combinado com a nova transmissão automatizada XF TraXon, disponível nas versões de 12 e 16 velocidades para todas as configurações dos modelos de veículos.

Os novos extrapesados Volkswagen também conta com um pacote completo de soluções de segurança que inclui, sistema de auxílio de partida em rampa, freios EBS, controle de tração e freio motor com potência de até 410 cv

Completam a lista de atributos dos maiores caminhões Volkswagen no mundo, uma solução completa de conectividade e a promessa de entregar uma redução de até 10% no consumo de combustível.

LEIA: VW Meteor não substituirá os modelos Constellation e MAN TGX
LEIA: VW Meteor: Conheça em detalhes os maiores caminhões Volkswagen do mundo
LEIA: Volkswagen vende 210 unidades do novo extrapesado Meteor em menos de 24h

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA