VW Meteor: Conheça em detalhes os maiores caminhões Volkswagen do mundo

VWCO/Divulgação
Reforçando o compromisso de entregar soluções sob medida para o transporte rodoviário de cargas brasileiro, a Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de apresentar ao mercado brasileiro os seus maiores extrapesados no mundo.

Resultado de mais de R$ 1 bilhão em investimentos e mais de 5 milhões de quilômetros percorridos em testes ao longo dos últimos quatro anos, a inédita linha de extrapesados Volkswagen, batizada de Meteor, chega ao país com foco na otimização do custo total de operação (TCO) e com a importante missão de colocar a montadora em novas categorias do segmento de caminhões pesados e extrapesados.

A apresentação dos inéditos caminhões Volkswagen Meteor não interrompe a produção e a comercialização dos já consagrados modelos VW Constellation e MAN TGX. Ou seja, ambas as linhas seguem no portfólio e reforçam a filosofia que consagrou a montadora: “menos você não quer, mais você não precisa”.

LEIA: VW Meteor não substituirá os modelos Constellation e MAN TGX

Versões
A inédita linha de caminhões Volkswagen Meteor estreia no Brasil em duas versões. A primeira delas batizada de VW Meteor 28.460 6x2, chega com a missão de atender as operações de médias e longas distâncias com semirreboques de 3 eixos e PBTC de 48,5 a 53 toneladas, como por exemplo, nos segmentos de basculante, baú carga geral, baú frigorífico, carga seca, cegonheiro, graneleiro, porta-contêiner, sider, silo, tanque, entre outros.

Já a versão VW Meteor 29.520 6x4 foi desenvolvida para atender as operações rodoviárias que envolvem Combinações Veiculares de Carga (CVC) de 7 e 9 eixos, com PBTC de 57 a 74 toneladas, especialmente nos segmentos do agronegócio.

LEIA: Volkswagen vende 210 unidades do novo extrapesado Meteor em menos de 24h

Trem de força
VWCO/Divulgação
O primeiro ponto de grande destaque no trem de força dos novos caminhões Volkswagen Meteor é a presença da nova geração do motor MAN D26 de 13 litros, que passa a ser produzido no Brasil, na primeira linha fora da Europa, com a maior potência de sua história.

Responsável por colocar a marca na faixa de 460 e 520 cavalos de potência, com 2.300 e 2.500 Nm de torque, respectivamente, o novo motor MAN D26 passa a contar com mais de 130 componentes modificados, tais como bloco, cabeçote, entre outros.

O motor, agora 100% nacional, também passar a contar com novo sistema de injeção, em conjunto com novos pistões e o novo turbocompressor com controle eletrônico. Todos estes atributos visam garantir a combinação perfeita de potência, torque, redução de 10% consumo de combustível e durabilidade.

Combinado com a motorização, está a transmissão automatizada ZF Traxon, calibrada para as demandas do mercado e disponível nas versões de 12 e 16 velocidades para todas as configurações dos modelos de veículos.

Configurações
Para garantir o máximo atendimento as necessidades específicas de cada cliente, os inéditos extrapesados Volkswagen Meteor chegam ao Brasil com uma ampla variedade de configurações. Destaque para três opções de entre-eixos: 3.200, 3.400 ou 3.600 mm.

Os modelos também contam com dois tanques, com capacidades que variam de 630 litros (dois de 315l, em plástico) a 940 litros (dois de 470l, em alumínio), de acordo com o entre-eixo escolhido, e tanque para 100 litros de Arla 32, promovendo a autonomia equilibrada para as aplicações.

Para garantir o melhor resultado operacional, a linha Meteor também conta com duas opções de suspensão, metálica ou pneumática, Para o VW Meteor, a versão com oito bolsões de ar está disponível em todas as variações do modelo, seja no 6x2 ou no 6x4. Já a metálica com dois feixes de molas parabólicas  na dianteira e três feixes na traseira poderá equipar o 28.460 6x2 com entre-eixo de 3.600 mm ou o 29.520 6x4 com qualquer entre-eixo.

A suspensão pneumática também conta com um sistema inteligente de leitura da carga transportada por eixo e com a habilidade para redistribuição de forma a equilibrar o peso em cada eixo. O motorista também tem a opção de programar os bolsões de ar para ajustar a altura do implemento durante o carregamento ou o descarregamento do veículo. Tudo executado por controle remoto, a partir de dentro da cabine.


Segurança
No quesito segurança, os novos extrapesados VW Meteor também não deixam a desejar e trazem o que há de melhor. Destaque para a função HSA, que auxilia a partida em rampa, sistema de freios EBS, que executa a regulagem eletrônica da pressão de frenagem para proporcionar paradas mais eficazes e evitar a ocorrência do travamento das rodas e função ASR, um controle de tração que pode ser acionado com uma tecla no painel para auxiliar a transpor os terrenos mais difíceis. O modelo também passar a contar com freio motor com potência de até 410 cv.

Exterior
VWCO/Divulgação
Projetada para proporcionar aos motoristas uma verdadeira viagem de primeira classe e satisfazer às necessidades dos clientes com soluções detalhadas para a funcionalidade perfeita e a qualidade visual, a inédita linha VW Meteor chega ao país trazendo o que há de melhor em termos de design dos principais modelos da marca.

Para enfatizar a força, robustez e alta qualidade, o exterior da linha VW Meteor é estruturado em uma base robusta e funcional. Destaque para a grade frontal com fortes características de design VW, inspirada nos modelos de sucesso da linha Delivery, e uma imagem de marca ostentada com orgulho.

As linhas marcantes e a aerodinâmica também são características marcantes no novo extrapesado. O para-choque é tripartido, com materiais resistentes às intempéries e à radiação ultravioleta e o resultado é um conjunto leve, comparando-se com um para-choque inteiriço, evidenciando um design elegante e aprimorado. Além disso a parte central do para-choque apresenta um visual premium com barras horizontais cromadas, com formato aerodinâmico e direcionamento do fluxo de ar para o radiador, aumentando a eficiência do sistema de refrigeração, o que se traduz em redução no consumo de combustível.

Interior
VWCO/Divulgação
Já o interior do novo VW Meteor começa a conquistar o motorista a partir da porta, que conta com um ângulo de abertura de 90º e degraus devidamente posicionados, permitindo o acesso livre de obstáculos, fácil e seguro, com alças nas duas extremidades das portas.

Por dentro, mais inovação: todo o teto é projetado com material compósito feito no Brasil, propiciando redução de peso da ordem de 25% com relação ao similar metálico. A combinação dos materiais, além de trazer leveza, reduz componentes, contribui para o conforto acústico e térmico. O tecido com acoplamento, aplicado diretamente e desenvolvido no Brasil especialmente para o modelo, remete a um toque macio e acabamento superior.

A foco na ergonomia também está presente em cada detalhe interno. Destaque para o volante com ajustes de altura e profundidade, além de ser multifuncional, com teclas de comandos posicionadas para serem acessadas de forma rápida e direta, sem necessidade de retirar as mãos.

O painel de instrumentos também se destaca pelo conceito modular, característica que permite organizar dispositivos como rádio, multimídia, tacógrafo e equipamentos próprios de cada operação. No painel ainda podem ser provisionadas até 50 teclas, dependendo da configuração do modelo, para que o motorista controle os mais diversos sistemas de modo fácil e rápido.

Além disso, todos os comandos do painel de instrumentos estão à vista e ao alcance das mãos. O mesmo acontece nas portas, com os botões dos vidros elétricos, com sistema de um toque, e dos retrovisores, inclusive com aquecimento, para os dias frios.

O conforto do motorista é reforçado pelo apoio para o braço de série, apoio para cabeça integrado, ajustes precisos e cinto de segurança integrado ao próprio banco, condição fundamental para evitar solavancos durante percursos em terrenos irregulares ou muito acidentados, de modo que a condução seja a mais confortável possível.

Os bancos também trazem uma série de inovações, como por exemplo, tecnologias premium de série, que proporcionam toque macio, reduzem a sujidade e facilitam limpeza e secagem rápida (dry fit). A marca também oferece opção de acabamento em Courino Premium, com uma padronagem especial e desenvolvida especificamente para mercado brasileiro.

Completam a lista de atributos de conforto do novo VW Meteor, ar-condicionado digital, cortinas para a cama e para todas as janelas e para-brisas, com sistema black out, cama basculável, bagageiros e caixas de ferramentas multiuso, iluminação ambiente em LED, climatizador de série e opção de geladeira.

Conectividade
VWCO/Divulgação
Os novos extrapesados Volkswagen contam com o sistema RIO – a marca de soluções digitais de logística do Grupo TRATON –, de série nesta fase de lançamento, levando ao cliente todos os serviços Volks|Care, como a consultoria especializada da Gestão de Serviços Sob Medida (GSSM), da Volkswagen Caminhões e Ônibus, e com inúmeras facilidades digitais, que permitem desde a configuração do caminhão até o agendamento de serviços por meio do telefone celular.

Entre os destaques está a oferta de monitoramento básico para o caminhão de forma gratuita pelo período de três anos. Com base nesse serviço, o proprietário ou o frotista poderão acompanhar os principais indicadores de desempenho do veículo – como consumo, autonomia, distância percorrida e intensidade das freadas, entre vários outros. É o que permite a adoção de treinamentos específicos para os condutores e a melhoria dos resultados da frota, de uma forma geral.

Somam-se aos serviços gratuitos uma série de outros indicadores que o cliente pode obter por meio dos pacotes RIO Premium Fleet, que elevam a leitura de dados do caminhão a mais de 30 itens, proporcionando uma análise completa e minuciosa da direção dos extrapesados Volkswagen. Os dados são disponibilizados por relatórios ao cliente, que também dispõe do auxílio do Volks|Care, com a Gestão de Serviços Sob Medida.

Complementam os atributos de conectividade, sistema de carregamento de celulares por indução, rádio com tela de 7 polegadas e sistema multimídia opcional que permite a conexão com celulares e funcionalidades, como o acesso a mapas dos sistemas MirrorLink e CarPlay, portas USB e tomadas de 12V e 24V.

Preços
De acordo com a VW Caminhões e Ônibus, as vendas dos novos extrapesados Meteor começam hoje, 1º de setembro. Além disso, os modelos chegam ao mercado com as seguintes sugestões de preços:

VW Meteor 28.460 6×2: R$ 550 mil
VW Meteor 29.520 6×4: R$ 590 mil

VWCO/Divulgação
TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas

Postar um comentário

2 Comentários

  1. A única coisa que não me agradou foi o escamotiavel do volante deveria descer mais um pouco

    ResponderExcluir

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, desrespeito ou ofensas não serão toleradas nos comentários.