Facchini

Conheça em detalhes o novo DAF XF

DAF/Divulgação
Confiante na busca pela liderança do mercado brasileiro de caminhões extrapesados, a DAF acaba de apresentar ao país a nova linha XF. 

Resultado de quatro anos de trabalho de engenharia liderado pelo Brasil, e com o suporte do Centro Tecnológico da companhia na Holanda, o novo extrapesado chega ao país com a missão de elevar o patamar do segmento de extrapesados.

“O novo XF é um projeto exclusivo para o mercado brasileiro. Apesar de totalmente inspirado na premiada versão europeia, o caminhão ganhou reforços para suportar as severas operações do país, mantendo atributos de conforto e dirigibilidade. Conseguimos melhorar o que já era muito bom, ouvindo nossos clientes e entendendo as novas necessidades do transportador brasileiro. O resultado é um caminhão de altíssima qualidade, que tem tudo para ser o preferido do mercado nacional”, afirma Jarno Broeze, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.

Além do novo design, o inédito DAF XF chega ao Brasil oferecendo três opções de tração (4x2, 6x2 e 6x4), duas novas potências, nova transmissão automatizada, duas opções de cabines, uma série de novas tecnologias embarcadas e com a promessa de entregar uma redução de até 14% no consumo de combustível.

Trem de força
DAF/Divulgação
O novo DAF XF conta com o novo motor PACCAR MX13, de 12,9 litros, redesenhado para trabalhar em rotações menores e mínimo atrito, garantindo alto torque e potência superior. A marca oferecerá aos clientes duas opções de potência, 480 cv (até 2.500 Nm a partir de 900 rpm) e 530 cv (até 2.600 Nm a partir de 1.000 rpm).

Destaca-se ainda no propulsor, o turbocompressor VGT, menor velocidade do compressor de ar-condicionado, bomba de direção variável e bomba de óleo variável de alta eficiência.

Combinado com o motor PACCAR MX13, a DAF passa a oferecer nova transmissão automatizada ZF TraXon com 12 velocidades e relações mais longas.

Além de garantir trocas de marchas mais rápidas, suaves e silenciosas, a nova transmissão também se destaca pela presença do sistema Eco-mode, combinado ao Controle Preditivo de Cruzeiro, tecnologia que garante trocas precisas, ajustando a velocidade ao tipo de relevo, e consequentemente diminuindo ainda mais o consumo de combustível.

“Somos parceiros de desenvolvimento da ZF na Europa, o que significa que as suas transmissões se ajustam perfeitamente ao nosso motor, trazendo ainda mais benefícios ao conjunto mecânico do novo XF”, acrescenta Jarno.

LEIA: Novo DAF XF garante redução de até 14% no consumo de diesel

Exterior 
DAF/Divulgação
Assim como a versão anterior, o novo DAF XF também conta com duas opções de cabines, sendo, a Space Cab e a Super Space Cab, a mais espaçosa e confortável do mercado, com 2,10 metros de altura interna.

Já o design externo, totalmente renovado, conta com novo direcionamento aerodinâmico, característica que prioriza a redução do atrito do ar e os níveis de ruído. Destaca-se ainda o novo quebra-sol, logomarca no novo padrão da companhia, novos faróis com lentes Lexan®, as mesmas utilizadas em janelas de aviões e sistema de iluminação sólida, com opcional de lâmpadas em LED.

Destaca-se ainda o novo posicionamento do tanque de Arla e da caixa de baterias, afim de facilitar o reabastecimento e evitar furtos, respectivamente.


Interior
DAF/Divulgação
O novo DAF XF mantém o tradicional acabamento luxuoso e refinado.  Destaque para as novas opções de acabamento em tons de areia, em uma composição com peças pretas ou detalhes em alumínio escovado.

Para os clientes que buscam ainda mais diferenciais, a DAF passa a oferecer o pacote Exclusive, novidade que inclui acabamento diferenciado em tons de conhaque, com detalhes em alumínio escovado.

O novo extrapesado de origem holandesa também passa a contar com novo painel de instrumentos, intuitivo, moderno e de fácil acesso pelos comandos do volante.

O conforto, garantido pelo amplo espaço interno, ainda é aprimorado pela presença de climatizador, geladeira de 42 litros, ar-condicionado digital, iluminação interna conta com três níveis, cortinas black out, banco do motorista com ajuste pneumático e opção travas antiarrombamento Night Lock, além do maior e mais confortável colchão do segmento (81 cm x 220 cm) em espuma de alta densidade com opção de molas ensacadas e opção de beliche.

Tecnologias
Os novos modelos DAF XF chegam ao Brasil repletos de tecnologias embarcadas que otimizam de maneira significativa o dia a dia do motorista e garantem excelentes resultados operacionais aos transportadores.

O primeiro item de destaque é o Assistente de Performance do Condutor, um computador de bordo que interage com o motorista, fornecendo dicas e dando notas para a sua condução.

Os novos extrapesados também passam a contar com Controle de Cruzeiro Preditivo, tecnologia  que com o auxílio do GPS e de uma leitura do relevo é responsável por ajustar a velocidade e  garantir a troca de marcha ideal.

Os modelos passam a contar ainda com sensores de pressão dos pneus, um grande aliado na manutenção do custo operacional do caminhão, e um monitor de nível de energia da bateria, dispositivo fundamental para aumentar a vida útil da bateria e dos demais componentes do sistema elétrico.
DAF/Divulgação
Segurança
Sem sombra de dúvidas, a segurança não foi deixada de lado no novo DAF XF. O primeiro ponto de grande destaque é o freio motor PACCAR MX, agora ainda mais potente, com 490 cv, trabalhando altas potências em baixa rotação. Graças aos três estágios, o sistema permite um melhor planejamento de uso e promove mais segurança e eficiência, além de trabalhar com nível menor de ruído.

O novo extrapesado também passa a contar com Sistema de Frenagem de Emergência Avançada, tecnologia que freia automaticamente o caminhão em caso de possível colisão frontal, Controle de Estabilidade do Veículo, sistema responsável por corrigir uma possível perda de estabilidade do caminhão, Sistema de Aviso de Saída da Faixa, item que alerta o motorista sobre saída de faixa em casos de erros de condução, sonolência ou distração do motorista, e por fim Controle de Cruzeiro Adaptativo, tecnologia que ajusta automaticamente a velocidade do caminhão para manter uma distância segura do veículo à frente.

LEIA: Novo DAF XF eleva padrões de segurança no segmento de extrapesados

Vendas
De acordo com a DAF, os novos XF estarão disponíveis em toda a rede de concessionárias do país a partir de setembro. Já os preços não foram divulgados.

“O mercado recebe um novo caminhão, mas que já passou por um exaustivo processo de testes. Somamos mais de 20 mil horas de engenharia e centenas de testes de bancada, pistas de diferentes relevos e em operações reais. Utilizamos equipamentos de última geração para aferição e controle do nosso produto, o que nos permitiu ajustes precisos para que o cliente receba um caminhão totalmente adequado para a sua operação”, finaliza o Diretor de Desenvolvimento de Produto.

TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA