Facchini

Volvo FH 540 lidera o segmento de caminhões pesados em 2019

Volvo/Divulgação
A Volvo encerrou o ano de 2019 com bons motivos para comemorar. Além de celebrar 40 anos de história no Brasil, a marca encerrou o ano liderando de forma absoluta o segmento de caminhões pesados com o FH 540.

Segundo os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), de janeiro a dezembro foram emplacadas em todo o país 7.219 unidades do Volvo FH 540, 1.871 unidades a mais que o segundo colocado. O número expressivo garantiu ao pesado da montadora sueca uma participação de 13,99% nas vendas do segmento.

Ainda segundo os números da Fenabrave, somente no mês dezembro, foram emplacadas 859 unidades do Volvo FH 540, 177 unidades a mais que em novembro, quando foram licenciadas 682 unidades do modelo. 

Considerando todos os modelos fabricados pela marca no Brasil, a Volvo encerrou o ano de 2019 com 16.844 caminhões emplacados em todo o país, número que garantiu a terceira colocação no ranking de montadoras e uma participação total de 16,56% no mercado nacional.

LEIA: 2019 chega ao fim com mais de 101 mil caminhões emplacados em todo o país

Confira na íntegra os números da Fenabrave: CLIQUE AQUI

Até 10% mais econômico
Um dos grandes destaques do Volvo FH em 2019 e 2020 é a chegada da tecnologia batizada de Aceleração Inteligente. A novidade que garante uma redução de até 10% no consumo de óleo diesel, conta com novos algoritmos de última geração desenvolvidos pela engenharia da Volvo, capazes de identificar a necessidade real de torque e potência conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma precisa.

“A Aceleração Inteligente possibilita até 10% de economia de combustível e também reduz a emissão de gases”, declara Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões Volvo no Brasil.

Além da nova tecnologia, a linha FH passou a contar com novo software de gestão de injeção e novos componentes internos nos motores, como por exemplo, novas camisas de cilindro, novos anéis raspadores, novas unidades eletrônicas e novo Turbo com geometria mais eficiente.



Caminhão premiado
O sucesso do Volvo FH 540 não é justificado apenas pelo número recorde de emplacamentos em 2019. Mas também pelas importantes premiações conquistadas o último ano.

Em março, o Volvo FH 540 conquistou dois títulos no Prêmio Lótus. A liderança já conquistada naquele mês, garantiu à Volvo dois troféus na premiação: “Caminhão Pesado do Ano” (emplacamentos no segmento) e “Caminhão do Ano” (emplacamento geral).

“O Volvo FH é um sucesso de vendas pois oferece tudo que o transportador precisa: alta disponibilidade, tecnologia de ponta e baixo consumo de combustível. Temos orgulho de colocar no mercado um veículo tão robusto e que atende tão bem as necessidades dos nossos clientes”, destacou Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões Volvo.

Em junho, o Volvo FH 540 conquistou pela segunda vez o Selo Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais 2019, na categoria “Caminhão Pesado”. O modelo acusou uma depreciação de preços de 20,6%, depois de três de uso, superando todos os demais concorrentes em sua categoria de peso.

“O FH 540 6x4 é reconhecido por sua alta durabilidade e robustez. O modelo incorpora tecnologias importantes para a produtividade do cliente, com destaque para o baixo consumo de combustível. A combinação destes fatores faz com que o modelo seja um dos mais procurados e desejados pelos compradores”, comentou Cavalcanti.

Sucesso entre as grandes transportadoras
A aquisição de grandes lotes por parte dos principais transportadores do país reforça ainda mais o sucesso do Volvo FH 540. Em 2019 duas grandes compras do modelo se destacaram no mercado.

Em setembro, a Paradiso Giovanella, empresa gaúcha referência no transporte rodoviário de aço e leite, adquiriu 129 caminhões FH 540 cv 6x4 para o transporte de aços planos em composições de 9 eixos.

Em outubro, uma nova aquisição expressiva do modelo FH 540 chamou a atenção. Com o objetivo de renovar uma das maiores frotas de transporte de grãos do país, o Grupo Martelli, adquiriu 171 unidades do pesado mais vendido em 2019.


Volvo/Divulgação
TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA