Facchini

Paradiso Giovanella adquire 129 Volvo FH 540

Volvo/Divulgação
Ciente dos benefícios da nova tecnologia de Aceleração Inteligente Volvo, a Paradiso Giovanella, empresa gaúcha referência no transporte rodoviário de aço e leite, adquiriu recentemente 129 caminhões FH 540cv 6x4 da linha 2020.

“Estamos contentes com o desempenho dos caminhões. Os novos Volvo têm grande disponibilidade e são mais econômicos. Em nossa operação, eles estão até 6% mais econômicos que os veículos da linha anterior”, declara Jean Giovanella, diretor-proprietário da empresa.

“Nossos caminhões são reconhecidos mundialmente por sua grande disponibilidade, baixo consumo de combustível e muita segurança. E a linha 2020 está ainda mais econômica, chegando até a 10% de redução, dependendo da operação de transporte”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões Volvo no Brasil.

Uma redução média de 6% no consumo de combustível garante uma economia substancial para quem tem uma frota que não para. Atualmente, os FHs com motorização de 540 cv, caixa de câmbio I-Shift e configuração 6x4 da Paradiso Giovanella que transportam aços planos em composições de 9 eixos, por exemplo, rodam cerca de 12 mil quilômetros por mês, com bobinas de 6 toneladas até 30 toneladas para alguns dos principais players do setor (CSN, Arcelor e Usiminas), em viagens de aproximadamente 700 quilômetros percorrendo diferentes trechos em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Já a frota total de veículos da empresa neste segmento transporta cerca de 1,4 milhão de toneladas de aço por ano.

“Numa atividade com margens estreitas, tem que trabalhar com escala e fazer muitas contas. Qualquer ponto percentual de economia é muito importante para a operação”, explica Giovanella.


O combustível é um dos itens mais importantes na planilha de um transportador, porque representa muitas vezes mais de 50% das despesas. Com quase 600 caminhões, a frota da Paradiso Giovanella roda aproximadamente sete milhões de quilômetros por mês, consumindo diariamente cerca de 100 mil litros de diesel. “Monitoramos os veículos com o Dynafleet, o sistema de gerenciamento de frota da Volvo, em busca constante por melhorias. Caminhões mais avançados e que consomem menos são muito importantes para nós”, observa o proprietário.

Além da economia de combustível, fatores como a alta disponibilidade, vida útil longa, bom preço de revenda, robustez e custo de manutenção adequado foram decisivos na escolha dos modelos. “Estamos contentes com o caminhão”, diz.

Referência no transporte
Atualmente a Giovanella é uma das quatro maiores transportadoras de aço do Brasil. “O aço representa cerca de um terço do volume total de mais de 300 mil toneladas transportadas mensalmente pela nossa frota total”, destaca o empresário. 
Além da forte presença no segmento metalúrgico, a Paradiso Giovanella é também um dos três maiores transportadores de leite longa vida do Brasil, opera com cargas de arroz produzido no Rio Grande do Sul, levando para várias regiões brasileiras e ainda trabalha com lácteos, alimentos e produtos de borracha.

TEXTO: Lucas Duarte
Com informações: Volvo
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA