Facchini

Aceleração Inteligente reduz em 10% o consumo de combustível da linha Volvo FH

Volvo/Divulgação
Em tempos de combustíveis cada vez mais caros e margens de lucro cada vez mais estreitas, a busca por reduções significativas no consumo de óleo diesel tem se tornado cada vez mais comum, especialmente no mercado brasileiro. 

Atenta a essa importante demanda, a Volvo apresentou durante a 22ª Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, um novo software de motor, combinado com novidades em componentes internos e um lubrificante mais avançado que reduzem ainda mais os custos operacionais da linha 2020 dos caminhões Volvo FH, FM e FMX. 

Batizada de Aceleração Inteligente, a tecnologia inédita conta com novos algoritmos de última geração desenvolvidos pela engenharia da Volvo, capazes de identificar a necessidade real de torque e potência conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma ultra precisa para reduzir o consumo. “O sistema de inteligência avançada da Aceleração Inteligente otimiza o consumo, independente da ação do condutor”, diz Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas de caminhões Volvo.

“A Aceleração Inteligente possibilita até 10% de economia de combustível e também reduz a emissão de gases”, declara Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões Volvo no Brasil.

Além do novo software de gestão de injeção, os motores ganharam novos componentes internos que contribuem para a economia de combustível, como por exemplo, novas camisas de cilindro, de rugosidade mais eficaz, novos anéis raspadores, resultando em menor atrito, novas unidades eletrônicas, com mais memória e processamento mais rápido e novo Turbo com geometria mais eficiente.


A eficácia das novas tecnologias e a redução significativa no consumo de combustível foram comprovadas em testes operacionais.

“Foram mais de 1 milhão de quilômetros em testes em operações rodoviárias e fora de estrada, com clientes que transportam cargas em todas as regiões do país, com implementos e cargas diversas, enfrentando topografias e estradas diferentes”, complementa Carlos Paulin, engenheiro de vendas de caminhões da Volvo.

“Um motorista treinado pela Rede Volvo sempre terá um importante diferencial para extrair toda a performance que nossos caminhões oferecem. Mas com o recurso da Aceleração Inteligente as médias de consumo entre os diferentes condutores ficam muito mais equilibradas”, explica Clovis Lopes, gerente comercial de caminhões Volvo no Brasil.

“O consumo varia bastante, de acordo com a realidade de cada operação. Mas nas composições mais pesadas, que trafegam em estradas com topografia acidentadas, tivemos os maiores ganhos”, assegura Paulin.

Completando a lista de novidades que priorizam a redução de custos está o novo lubrificante Volvo VDS 4.5, com viscosidade e aditivação que permitem aumento nos intervalos de troca em até 33%. “O FH continua sendo o caminhão mais avançado do mercado. Com os avanços do modelo 2020, agora temos um produto ainda melhor”, finaliza Cavalcanti.

TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA