Facchini

Especial Scania V8 50 anos: Conheça 5 séries especiais em comemoração ao meio século da linha V8

A criação e comercialização de séries especiais sempre foi uma característica marcante da história da Scania em todo o mundo. Diante deste fato, as celebrações de 50 anos de história dos consagrados motores V8 da marca não poderiam ser diferentes. 

Neste, cinco países em que montadora sueca está presente, já apresentaram séries especiais e limitadas em comemoração ao meio século de vida da linha V8. São eles, Austrália, Dinamarca França, Holanda e Itália. Conheça agora, cada uma delas:

Austrália
Scania/Divulgação
Para celebrar em grande estilo os 50 anos da linha V8, a Scania Austrália anunciou neste mês uma série especial para as linhas R e S, equipada com o motor V8 de 16,4 litros, 650 cv e torque de 3.330 Nm entre 950 e 1350 rpm.

Limitada em apenas 50 unidades, a série se destaca pela cor branca complementada por faixas douradas e inscrição V8 nas laterais. Os modelos contam ainda com rodas de alumínio preto brilhante, mesma cor do chassi, sistema de iluminação em LED e defletores de ar elétricos.

No interior o luxo da linha V8 é reforçada pela presença do teto solar elétrico, geladeira, ar condicionado estacionário, sistema de som premium com auto falantes e subwoofer, volante e bancos em couro com detalhes vermelhos e plaqueta de identificação e numeração.

O quesito segurança completa os atributos da série especial que conta com airbags de cortina em ambos os lados, airbag no volante, Cruise Control Adaptativo (ACC), Travagem de Emergência Avançada (AEB), controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, sistema de alerta de invasão de faixa e Retarder. 

Dinamarca
Scania/Divulgação
Inspirada nas características customização europeia de caminhões, a Scania Dinamarca foi além do padrão e também apresentou neste mês uma série especial repleta de detalhes únicos.

Também limitada em apenas 50 unidades numeradas, a série especial batizada de Jubilee chega ao norte europeu com quatro opções de motorização V8, 520, 580, 650 ou 730 cavalos de potência. De acordo com a divisão dinamarquesa, as três primeiras unidades serão exclusivamente montadas com cabine S, já as demais poderão ser customizadas de acordo com as necessidades de cada cliente.

Destaque para a cor azul complementada pela grade frontal preta e por faixas douradas por toda a cabine e saias laterais. O modelo conta ainda logo V8 na parte frontal, nas laterais e na parte traseira em forma de ornamento e estampado com os principais modelos de 8 cilindros em V que fizeram parte da história da montadora sueca.

Completando os atributos externos da nova série especial estão as rodas de alumínio com cubos personalizados e inscrição V8, buzinas marítimas, capa personalizada da quinta roda, parabarro traseiro personalizado, seis lanternas em LED e cobertura do chassi com chapas na cor dourada. Vale ressaltar que estes itens são comuns na customização de caminhões na Europa.

Já na parte interna, o couro marca presença no acabamento dos bancos, portas e volante. Complementando os atributos internos estão os detalhes dourados no volante, painel e portas, além da plaqueta de identificação e numeração de cada unidade da série especial.

LEIA: Scania apresenta nova série limitada em comemoração aos 50 anos dos motores V8

França
Scania/Divulgação
Em julho, a Scania França anunciou a série especial Legend V8. Baseada na nova geração de caminhões, a série 100% francesa será disponibilizada para os modelos R e S, com cabines normais ou Highline e cinco opções de motorização V8, 520, 580, 650 ou 730 cavalos de potência.

Um dos grandes detalhes da nova série especial é o acabamento refinado que se destaca principalmente pelas três opções de cores, vermelho rubi, azul escandinavo ou azul metalizado, complementadas pelas icônicas faixas rosa, lilás e roxa, detalhes pretos na parte inferior e logo V8 nas laterais. A parte externa conta ainda com kit aerodinâmico (saias laterais e defletor de ar) e rodas de alumínio.

No interior, o acabamento refinado e luxuoso é garantido pelo couro presente nos bancos, portas e volante, complementados por costuras de acordo com a cor externa da cabine. Tanto o painel como as hastes do volante também receberam detalhes nas cores do veículo. Completa os atributos do interior uma lâmpada de boas-vindas, que é ativada quando as portas são abertas, projetando o logo de aniversário no chão.

Clientes que adquirirem uma das unidades, receberão ainda um relógio com design personalizado, fabricado pela famosa marca de relógios francesa BRM.

LEIA: Legend V8: Série especial celebra os 50 anos dos motores Scania V8

Holanda
Scania/Divulgação
Acompanhando os vizinhos europeus, a Scania Holanda também anunciou uma série especial em comemoração aos 50 anos da motorização V8. 

Oferecida com cabine S e três opções de motorização, sendo 580, 650 e 730 cavalos de potência, a série especial se destaca pelas duas opções de cores, vermelho rubi ou preto metálico, completadas por faixas e inscrições V8 douradas.

Completam a lista de atributos externos, rodas de alumínio Alcoa DuraBright, sistema de iluminação em LED, defletores de ar elétricos e saias laterais.

No interior a série especial holandesa conta com bancos, portas, volante e tapetes em couro preto com detalhes vermelhos, sistema de entretenimento de 7 polegadas com sistema GPS e bluetooth, sistema de som com auto falantes e subwoofer, ar condicionado estacionário, microondas e airbags de cortina e volante. 




Itália
Scania/Divulgação
Diferente de tudo que foi apresentado até o momento, a Scania Itália foi além do padrão marcante da linha V8 e apresentou neste ano uma série especial dourada.

Oferecida com cabine S e duas opções de motorização V8, 650 e 730 cv de potência, a série se destaca pela cor dourada, combinada com detalhes pretos nas rodas e na grade dianteira. Destaque para a inscrição de aniversário na parte superior lateral da cabine e logo V8 atrás das portas.

As características semelhantes às de uma verdadeira joia são reforçadas pelo acabamento interno em couro preto com detalhes dourados nas costuras e nos acabamentos do painel e volante.

“Buscamos um estilo exclusivo que incorpore elementos-chave das primeiras versões, reforçados por uma pintura nunca antes adotada por um veículo industrial, elementos gráficos fortes e elegantes, materiais preciosos, exclusivos para exteriores e interiores, todos os elementos que poderiam materializar de forma única e altamente reconhecível a essência de um mito”, afirma Giancarlo Perlini, Gerente de Marketing da Italscania.
Scania/Divulgação
Mas e no Brasil? 
Até o momento a Scania Brasil não se pronunciou ou deu pistas sobre uma possível série especial em comemoração aos 50 anos dos motores V8. Fato é que a consagrada linha também conta com uma rica história no país.

Acreditamos na possibilidade de que algo seja apresentado durante a Fenatran 2019, entre os dias 13 e 18 de outubro, semelhante ao ocorrido na edição anterior, onde a marca apresentou ao público uma única unidade do modelo Scania R 620 V8 totalmente personalizada.

Celebração vai além das séries especiais
Scania/Divulgação
As comemorações dos 50 anos dos motores Scania V8 vão muito além das tradicionais séries especiais. Para reforçar a paixão de entusiastas, fãs e admiradores da marca dos motores, a montadora sueca apresentou também neste ano uma linha especial de relógios.

Além de um modelo limitado em apenas 500 unidades numeradas, os novos relógios Scania V8 trazem como destaque ponteiros e marcadores luminosos, resistência à água (até 100 metros) e alimentação por energia solar através de um painel oculto sob o mostrador que converte luz em energia elétrica. Segundo a marca, os relógios podem operar por mais de dois meses com carga total.

LEIA: Scania lança linha de relógios em comemoração aos 50 anos do motor V8

Especial Scania V8 50 anos:

TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA