Facchini

Randon New R

Especial Scania V8 50 anos: Um V8 com 4.147.000 km rodados

Scania/Divulgação
Para muitos, motores V8 são sinônimo de potência e robustez. Mas no caso da Scania, além desses atributos, os motores V8 também são sinônimos de durabilidade e qualidade. Prova disso é o modelo 142H V8 do dinamarquês, Leif Eriksen.

Fabricado na década de 80, o Scania V8 de 14 litros já percorreu a surpreendente distância de 4.147.000 km, equivalente a cinco viagens de ida e volta à Lua. E segundo proprietário, responsável por grande parte dessa quilometragem, o modelo proporcionou uma experiência de direção quase totalmente sem problemas.

"Ele está com a idade avançada, mas nunca tive nenhum problema", afirma Eriksen. "Não há nenhuma garantia, é claro, visto que ele já rodou tantos quilômetros. Mas não passou por nenhum reparo, exceto uma manutenção regular."


Além das manutenções regulares, Eriksen dedica o tempo livre dos sábados a lavagem e a execução de pequenos reparos no clássico V8. Ainda segundo o dinamarquês da cidade de Hadsund, na Península de Jutlândia, outro grande segredo que garante a durabilidade do modelo é condução correta. "Dirijo confortavelmente de 80 a 85 km/h", diz ele. "Essa é a velocidade certa, em torno de 1.500 rotações por minuto."

Apesar da carreira satisfatória no transporte de cargas e de uma extensa relação de amizade com o clássico V8 no transporte de malte para a cervejaria dinamarquesa Carlsberg, Eriksen se prepara para um descanso. "Farei 70 anos em outubro, então já está na hora de me aposentar", ressalta o dinamarquês.

Especial Scania V8 50 anos:
LEIA: O primeiro cliente V8
LEIA: Conheça 11 modelos Scania V8 vendidos no Brasil
LEIA: Conheça 5 séries especiais em comemoração ao meio século da linha V8

TEXTO: Lucas Duarte
Com informações: Scania
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA