Facchini

Nova geração de caminhões Scania chega ao Brasil com 19 opções de cabine

Com lançamento oficial marcado para os dias 29 e 30 de outubro, a nova geração de caminhões Scania chega a América Latina trazendo não só um design imponente e futurístico, mas também números expressivos de evolução em relação a atual linha P G R. 

Dentre estes números, destaca-se o significativo aumento de opções de cabine, nada menos que 19 diferentes especificações, todas projetadas com foco principal no motorista e distribuídas entre as linhas P G R S e XT. Já a gama atual oferece apenas sete opções de cabine. 

Com interiores desenvolvidos para oferecer ao motorista uma direção otimizada e espaço privilegiado para descanso, a nova geração de cabines Scania se caracteriza por evoluções substanciais de visibilidade, segurança e disposição de componentes. 

O design interior foi desenvolvido pela equipe de Kristofer Hansen, chefe de Design da Scania Suécia. "Quando você entra, percebe imediatamente que está em uma cabine Scania. O design do painel é caracterizado por acessibilidade e funcionalidade, combinada com linhas modernas que ajudam o olho, e até mesmo a mão, a encontrar o local correto para se sentir seguro com o veículo. Tudo foi pensado para ajudar o motorista no seu trabalho. Ao mesmo tempo, a marca evitou criar dimensões exageradas volumosas, que são “grosseiras” e antiquadas."


Ergonomia
Nas novas cabines, a posição de direção do motorista foi deslocada 65mm mais próximo do pára-brisas e 20mm para o lado, em comparação com a cabine atual. Dentre os principais benefícios estão melhorias em segurança, visibilidade e espaços interiores. Com a mudança, o assento do motorista ganhou opções de ajuste mais generosas, com isso, todos os motoristas com alturas entre um metro e meio e dois metros vão encontrar uma posição de condução confortável. 

Segundo a montadora sueca, uma atenção especial foi dada para garantir que haja mais espaço para os joelhos, pernas e pés dos profissionais altos, mesmo quando estiverem vestindo roupas grossas e grandes botas, em alguns casos de operações fora de estrada.

Destaca-se ainda o projeto dos pilares A que otimizam o ‘ponto cego’ do caminhão, além de todo o painel que foi rebaixado ligeiramente em comparação com os modelos anteriores, o que faz uma grande diferença para a visibilidade frontal.

“A excelente visibilidade é fundamental para uma experiência ideal de condução e para a segurança. Há muitos parâmetros diferentes que interagem para criar esse sentimento”, diz Celso Mendonça, gerente de Pré-Vendas da Scania no Brasil. Toda a experiência combinada dos times das engenharias de Ergonomia, Design e Interface entre pessoas e veículos esteve profundamente envolvida no projeto. 


Conforto 
Segundo a Scania, o design ergonômico perfeitamente adaptado combinado com a capacidade de armazenamento interno projetada para alcançar o máximo em disponibilidade e flexibilidade, permite que cada cabine seja complementada com funcionalidades tais como prateleiras, ganchos, redes, geladeiras e telefone (no formato fone de ouvido e microfone ajustável próximo da boca). 

"Não importa se o motorista sente a necessidade de dois refrigeradores, centenas de litros de espaço de armazenamento, ou para uma ou duas camas com o máximo conforto, a Scania tem a solução.". 

As possibilidades de armazenamento foram ampliadas, com foco em volume e acessibilidade. A disposição da cabine foi cuidadosamente planejada e o espaço deve ser bem utilizado, até o último detalhe. Uma ampla gama de possibilidades de itens de conforto pessoal podem ser adicionados dependendo do tipo de cabine e de cama. 

Outro grande destaque na nova geração de cabines Scania é a presença de sistemas de climatização completamente novos que garantem que seja sempre o motorista, e não as condições externas, que assegure os padrões mais altos de conforto, tanto durante a condução como parado, independentemente de o caminhão ter um sistema de ar condicionado manual ou automático.

“O bom funcionamento do sistema de ar condicionado é um divisor de águas no mundo de caminhões", destaca Mendonça. "É um desafio significativo ter em mente que há um grande volume de ar na cabina, que é afetado tanto pelas temperaturas externas quanto pela radiação de calor devido às janelas grandes. Também introduzimos uma série de sensores para fatores como luz solar, umidade e qualidade do ar. Na Nova Geração é o motorista quem decide como, quando e onde a temperatura é quente, fria ou ideal.” 


Entretenimento
Atrelado ao elevado nível de conforto, as novas cabines Scania contam com uma série de opções e funções para escolher que basicamente se resumem a dois sistemas bem integrados com telas de 5 ou 7 polegadas. 

Comandos no volante integrados são padrão, assim como a ativação de voz pelo microfone escondido no teto. Ambas as unidades têm entradas para AUX e USB, além de capacidade de manter duas unidades externas, por exemplo, o celular pessoal do motorista, simultaneamente conectados via Bluetooth. 

Destaca-se ainda a presença de quatro alto-falantes como padrão, com a opção de adicionar um alto-falante central e um subwoofer, além da possibilidade de preparação para a instalação de televisão, por exemplo, diretamente da fábrica.

Sistemas modernos de informação e entretenimento são uma parte importante da jornada de trabalho do motorista. Além de recursos como música e navegação, o sistema também é um elo importante para muitos motoristas com suas bases já que o caminhão pode ser ligado ao sistema de gestão de frota da empresa de transportes. A tela também pode ser usada para fornecer informações relacionadas com a segurança de câmeras especiais (opção).


Segurança
Outra grande inovação da nova geração de cabines Scania é a possibilidade de serem equipadas com airbags laterais anticapotamento, uma técnica que nunca havia sido usada antes em caminhões. 

Junto com o uso do cinto de segurança, a “cortina” de airbags é uma característica crucial na prevenção de um dos tipos mais comuns de acidentes, com consequências graves envolvendo caminhões: o motorista ser atingido dentro da cabine por partes interiores ou ser preso por baixo dela.


Acabamento Premium e personalizável 
Graças ao sistema modular de produção empregado pela montadora sueca, o painel da nova geração Scania pode ser personalizado de acordo com a necessidade do cliente, como o design ergonômico, botões, controles e armazenamento em vários estágios de desempenho.

"O padrão de acabamento, sensação tátil e ajustes foram elevados a um nível totalmente novo para a indústria de caminhões, mas ao mesmo tempo tudo deve ser robusto, como antes, e confiável para funcionar sem problemas em todo a vida útil do caminhão", explica Mendonça.

Independentemente da versão de cabine, o painel é caracterizado por uma sensação sólida de qualidade e acabamento anteriormente só vista em carros. 

"O condutor poderá mudar e individualizar o visual ainda mais do que antes. Ao mesmo tempo, o interior é naturalmente resistente a riscos. Os controles localizados na porta, por exemplo, se destinam a suportar tanto a água quanto o pó, até mesmo a longo prazo. Adicionamos funções na porta perto do volante como nunca antes."

Como um opcional extra, há um assento de passageiro que pode girar e reclinar para melhor ergonomia na cabine, aumentando a sensação de diferentes zonas. Há uma série de opções de iluminação de interiores que permite aos usuários diminiur as luzes e criar atmosferas variadas. As cortinas blackout foram ainda mais reforçadas, com material atualizado e manuseio ainda mais simples. Os pára-sois interiores podem ser abaixados separadamente e são fáceis de ajustar graças a um mecanismo prático.
“O desenvolvimento de novas cabinas de caminhão Premium é um processo altamente complexo”, completa Celso Mendonça, gerente de Pré-Vendas da Scania no Brasil. Visibilidade, conforto, requisitos obrigatórios por lei, funcionalidades, ergonomia, baixo peso e alta segurança são apenas algumas das áreas que precisam ser minuciosamente analisadas, independentemente do tipo de aplicação do cliente. “Estamos satisfeitos com o que conseguimos e convencidos de que esses caminhões irão definir um marco na indústria também no Brasil, igual está sendo na Europa.”, conclui. 

Saiba mais sobre a nova geração Scania: 

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA