![]() |
Scania/Divulgação |
2 bilhões de euros foram investidos na construção da nova fábrica no país asiático; Scania também confirmou o lançamento da linha NEXT ERA no país
Dando mais um importante passo no fortalecimento da presença global, a Scania acaba de inaugurar de forma oficial uma nova fábrica na China, o maior mercado de veículos do mundo. Com a inauguração, a montadora sueca se consagra como a primeira marca do ocidente a receber uma licença de produção completa para uma fábrica de caminhões na potência asiática.
Fruto de um investimento total de 2 bilhões de euros, a nova planta industrial da marca localizada em Rugao, província de Jiangsu, conta com uma capacidade instalada para produzir até 50.000 veículos comerciais por ano e será responsável pela geração de 3.000 novos empregos locais. Segundo a Scania, além do abastecimento do mercado chinês, a nova fábrica também exportará caminhões para outros mercados asiáticos e até mesmo países de outros continentes.
“Nossa instalação em Rugao é mais do que uma fábrica; ela fará parte do cenário dinâmico de inovação da China e impulsionará o desenvolvimento da Scania”, afirma Christian Levin, presidente e CEO da Scania e do TRATON Group. “Ao também produzir e inovar localmente, podemos aproveitar a velocidade e a criatividade da China, fortalecer nossas capacidades globais e acelerar a mudança em direção ao transporte sustentável.”.
As entregas dos primeiros caminhões Scania produzidos na nova fábrica chinesa, estão previstas para acontecerem no final de 2025.
Caminhões Scania para o mercado chinês
Além da inauguração da nova fábrica nesta quarta-feira, 15 de outubro, a Scania também revelou quais serão os caminhões ofertados ao mercado chinês. De acordo com o comunicado oficial da montadora sueca, serão ofertadas duas linhas de produtos ao país.
A primeira gama será baseada no atual portfólio de caminhões Scania NTG, trazendo consigo modelos com chassi rígido e cavalos mecânicos, todos produzidos de acordo com o alto padrão global e com uma infinidade de possibilidades de customização, graças ao sistema modular Scania, combinados ainda com um amplo portfólio de serviços.
Já a partir do primeiro semestre de 2026, o mercado chinês também contará com uma linha batizada de NEXT ERA, destinada às aplicações de transporte de alto volume. Projetados exclusivamente para a China, os caminhões Scania NEXT ERA contarão com especificações únicas e totalmente integrada ao ecossistema digital local.