![]() |
PRF/Divulgação |
Quantia expressiva foi constatada em caminhões bitruck carregados de areia abordados na região de São Lourenço da Mata (PE)
Nesta terça-feira, 14 de outubro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou uma quantia expressiva de excesso de peso em caminhões bitruck basculante que circulavam pela BR-408, em São Lourenço da Mata (PE).
Após a abordagem dos caminhões carregados de areia e início das averiguações, os policiais rodoviários federais do Grupo de Fiscalização de Trânsito (GFT) constataram ao todo 39,4 toneladas de excesso de peso. Os veículos de carga também excediam a Capacidade Máxima de Tração (CMT). Ainda segundo a PRF, foram constatadas outras irregularidades, como, alteração de características para aumentar a capacidade volumétrica da carroceria e equipamentos obrigatórios em desacordo com a lei.
Diante dos fatos, todas as autuações cabíveis e previstas no Código de Trânsito de Brasileiro (CTB) foram aplicadas e os caminhões foram retidos para o transbordo da carga excedente. Além disso, foram lavrados Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), por expor a perigo a vida ou saúde outrem. O documento será encaminhado ao Juizado Especial Criminal da Comarca de São Lourenço da Mata (PE).
Excesso de carga
Atualmente o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, devido a redução da vida útil do pavimento, comprometimento da eficiência do sistema de freios e aumento considerável no risco de acidentes graves.
Atualmente o art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considerada o excesso de peso uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado acima dos 1.000 kg.