DAF Caminhões
RER Parts
Meteor

PRF flagra 39 toneladas de excesso de peso em caminhões na BR-408/PE

Caminhão bitruck basculante ao lado de viatura da PRF
PRF/Divulgação

Quantia expressiva foi constatada em caminhões bitruck carregados de areia abordados na região de São Lourenço da Mata (PE)

Nesta terça-feira, 14 de outubro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou uma quantia expressiva de excesso de peso em caminhões bitruck basculante que circulavam pela BR-408, em São Lourenço da Mata (PE).


Após a abordagem dos caminhões carregados de areia e início das averiguações, os policiais rodoviários federais do Grupo de Fiscalização de Trânsito (GFT) constataram ao todo 39,4 toneladas de excesso de peso. Os veículos de carga também excediam a Capacidade Máxima de Tração (CMT). Ainda segundo a PRF, foram constatadas outras irregularidades, como, alteração de características para aumentar a capacidade volumétrica da carroceria e equipamentos obrigatórios em desacordo com a lei.


Diante dos fatos, todas as autuações cabíveis e previstas no Código de Trânsito de Brasileiro (CTB) foram aplicadas e os caminhões foram retidos para o transbordo da carga excedente. Além disso, foram lavrados Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), por expor a perigo a vida ou saúde outrem. O documento será encaminhado ao Juizado Especial Criminal da Comarca de São Lourenço da Mata (PE).


Excesso de carga
Atualmente o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, devido a redução da vida útil do pavimento, comprometimento da eficiência do sistema de freios e aumento considerável no risco de acidentes graves.

Atualmente o art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considerada o excesso de peso uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado acima dos 1.000 kg.



Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA