![]() |
Reprodução |
Novo Scania Next Era foi revelado em documentos do governo chinês; extrapesado conta com design reformulado, mudanças no trem de força e pode marcar a estreia da marca no país asiático
Ao mesmo tempo em que trabalha em uma grande e importante atualização do portfólio de caminhões, algo que não acontece desde 2016, quando a nova geração foi lançada, a Scania também se prepara para ingressar de forma sólida no maior mercado automotivo do mundo, a China. Prova disso são os inúmeros veículos de testes totalmente camuflados, flagrados ao redor do mundo, inclusive potência asiática, ao mesmo tempo em que a montadora se aproxima da inauguração de uma nova fábrica no país.
O fortalecimento da Scania na China ganhou nesta semana mais um importante capítulo, que inclusive pode revelar o futuro dos caminhões da marca. Por meio da edição nº 399 do relatório mensal de veículos serão comercializados no país, divulgado nesta quarta-feira, 10 de setembro, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, revelou quais serão os caminhões extrapesados da marca disponibilizados no mercado local. São eles, dois modelos SUPER e um curioso exemplar que está sendo chamado de "Next Era", que inclusive pode ser um forte indicativo do futuro dos caminhões Scania.
De acordo com o documento, a consagrada linha Scania SUPER será representada no país asiático inicialmente pelos modelos 450R 4x2 e 500R 6x2. Ambos, equipados com motor DC13 de 12,7 litros, 450 cv de potência e 500 cv de potência, respectivamente. Já os entre-eixos irão variar de 3.350 mm a 3.950 mm, conforme a versão escolhida. Visualmente, ambos os cavalos mecânicos terão o mesmo design da atual linha Scania comercializada ao redor do mundo.
Scania Next Era: O futuro dos caminhões da marca?
Mas o que chama a atenção de fato na documentação divulgada pelo governo chinês é sem dúvidas o novo Scania Next Era, extrapesado que poderá se consagrar como uma importante atualização dos caminhões da marca, trazendo consigo importante alterações no design da cabine e a incorporação de novos tecnologias, além de atualizações no trem de força.
Segundo o relatório o novo Scania Next Era deverá ser ofertado no mercado chinês em versão 6x4, também trazendo sob cabine um motor de 12,7 litros, mas que será batizado de TD13, uma nomenclatura totalmente diferente da utilizada pela marca até então. O propulsor contará ainda com duas opções de potência no mercado chinês, 460 cv ou 500 cv. Já o entre-eixos do novo modelo será de 3.350 mm.
Mas é realmente no design que o suposto Scania Next Era surpreende. Destaque especial para a nova grade dianteira com mudanças significativas nas entradas de ar e faixas verticais escurecidas, novo conjunto óptico e faróis de teto completamente reformulados, agora na vertical e menores. Já nas laterais, nota-se mudanças nas linhas aerodinâmicas da cabine, novas saias laterais e defletores de ar na cabine com design também reformulado. Destaca-se ainda a presença de câmeras na base inferior dos tracionais espelhos retrovisores. Novas lanternas traseiras em LED também completam a lista de novidades.
Apesar do relatório do ministério chinês revelar todos estes detalhes, não há nenhuma confirmação oficial nem data para para lançamento do Scania Next Era, tanto na China, quanto em outros mercados que a marca já está presente. Mas de fato, não será nenhuma surpresa se o mercado chinês receber em primeira mão o novo modelo.
![]() |
Reprodução |
![]() |
Reprodução |