Facchini

Randon New R

Volvo lança motor de 17 litros e 780 cv de potência para caminhões

Novo Volvo FH16 Aero 780 com carreta prancha
Volvo/Divulgação

Propulsor D17 com seis cilindros em linha também será ofertado com potências de 600 cv e 700 cv; novo motor é exclusivo para os caminhões Volvo FH16 e FH16 Aero

Google News
A disputa entre as montadoras suecas pelo título de caminhão rodoviário mais potente produzido em série no mercado europeu, acaba de ganhar um novo capítulo.  A Volvo Trucks, acaba de reconquistar a posição de destaque com o lançamento de um novo e impressionante motor Euro 6 de 17 litros, uma exclusividade para os modelos FH16 e FH16 Aero.

LEIA TAMBÉM


Desenvolvido para atender com precisão as operações mais pesadas do transporte rodoviário de cargas, sem abrir mão da máxima eficiência de combustível e durabilidade, o novo propulsor D17 conta com seis cilindros em linha e é capaz de entregar até 780 cavalos potência e 3.800 Nm de torque. 

Tenho orgulho de apresentar nosso novo motor. É realmente uma obra-prima e o resultado de uma engenharia de alto nível. A versão 780 é o motor mais potente da indústria. Ao subir ladeiras íngremes em uma estrada com cargas pesadas, você não quer ficar preso com pouco torque e potência. É por isso que concentramos todos os nossos esforços em tornar o motor D17 muito potente, confiável e ágil. Para os nossos clientes, isso se traduz em realizar o trabalho mais rapidamente com maior eficiência de combustível”, afirma Marcos Weingaertner, Gerente de Produto da Volvo Trucks.

De acordo com a montadora sueca, o novo motor traz como diferenciais um único turbocompressor eficiente responsável por aumentar a capacidade de resposta do motor e melhorar a experiência de condução, design inovador e patenteado do pistão ondulado capaz de otimizar a combustão e reduzir as emissões, e um novo sistema de injeção que garante a melhor economia de combustível e uma aumento da pressão máxima do cilindro, entregando assim alta potência.


Certificado para ser abastecido com HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado) ou 100% com biodiesel (B100), o novo motor Volvo D17 também será ofertado em versões com 600 cv (3.000 Nm de torque) e 700 cv (3.400 Nm de torque). Além disso, o poderoso propulsor estará combinado com caixa de câmbio automatizada I-Shift com 12 velocidades e marchas super reduzidas.

Os novos caminhões Volvo FH16 e FH16 Aero equipados com motor D17 serão produzidos no mercado europeu a partir do segundo semestre de 2024.


Novo motor Volvo D17 de 780 cavalos de potência
Volvo/Divulgação
Volvo FH16 780 puxando carga indivisível
Volvo/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA