Facchini

Randon New R

Volvo apresenta nova linha de caminhões FH Aero

Volvo/Divulgação

Novos caminhões Volvo FH Aero prometem entregar uma redução de até 5% no consumo de diesel; linha contará com versões movidas a diesel, gás e eletricidade, além de potência de até 780 cv

Google News
Em total sintonia com as possibilidades dadas pela nova legislação europeia e com o objetivo de proporcionar aos transportadores a melhor eficiência energética, a Volvo Trucks acaba de revelar ao europeu uma nova linha de caminhões extrapesados. Trata-se de novos caminhões Volvo FH Aero.

O novo Volvo FH Aero é o nosso caminhão mais eficiente, a medida que continuamos reduzindo as emissões de CO2 de toda a nossa gama de produtos”, afirma Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks. “Este é o melhor caminhão Volvo, um caminhão seguro, com um design bonito e de qualidade superior para operações desafiadoras de longa distância, concebido para o sucesso dos nossos clientes”.


Versões
Volvo/Divulgação
A inédita linha de caminhões Volvo FH Aero será ofertada em quatro versões. São elas:

FH Aero: Movido a diesel, o Volvo FH Aero contará com motor D13 com potências que variam de 420 a 540 cavalos de potência e torque de até 2.600 Nm. O propulsor estará combinado com a consagradíssima transmissão automatizada I-Shift de 12 velocidades.

FH Aero Electric: A nova aposta da montadora sueca também será ofertado em versões 100% elétricas. Batizado de Volvo FH Aero Electric, o novo extrapesado sustentável poderá ser adquirido com dois ou três elétricos capazes de entregar uma potência contínua de até 660 cv de potência e transmissão I-Shift. 

Desenvolvido para operações com até 44 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC), o FH Aero Electric também poderá ser equipado com até seis baterias e contar com uma autonomia para até 300 quilômetros.

FH Aero movido a gás: Para os clientes que não abrem mão da sustentabilidade das operações, mas não estão dispostos a investir em modelos elétricos, a nova linha de caminhões Volvo FH Aero também contará com versões movidas a gás. O novo extrapesado que pode ser abastecido com Gás Natural Liquefeito (LNG) ou HVO, será ofertado com motores de 420 cv, 460 cv e 500 cv, com torque máximo de 2.550 Nm. 

FH16 Aero: As operações rodoviárias de longa distância mais desafiadoras, como por exemplo as que envolvem o transporte de cargas indivisíveis e superpesadas, também poderão contar com a nova linha de caminhões Volvo FH Aero. Prova disso é a oferta do extrapesado com motor D17 de 17 litros, seis cilindros em linha e três opções de potência: 600 cv, 700 cv e impressionantes 780 cv de potência. Já o torque varia de 3.000 a 3.800 Nm.

LEIA TAMBÉM


Design aerodinâmico
Volvo/Divulgação
O grande diferencial da nova gama em relação a tradicional linha FH sem dúvidas está no design e nas dimensões da cabine que será ofertada em cinco versões: Globetrotter XXL, Globetrotter XL, Globetrotter, Leito e Leito teto baixo. Quando comparadas com a linha tradicional, a dianteira foi ampliada em 24 centímetros, característica que aprimora de forma significativa a aerodinâmica, amplia a estabilidade e consequentemente assegura um menor consumo de combustível. 

As mudanças no design também incluem um novo jogo de faróis com linhas ainda mais arrojadas e futurísticas. Destaca-se ainda uma curiosa e inusitada mudança de posição no emblema da marca, agora localizado na parte inferior da grade dianteira, que também conta com novo design.


Segurança e tecnologia embarcada
Volvo/Divulgação
Os novos caminhões Volvo FH Aero também vão além quando o assunto é segurança e alta tecnologia. Prova disso é a oferta de um poderoso e moderno sistema de câmeras capaz de substituir por completo os tradicionais espelhos retrovisores. Destaca-se ainda a presença de novos freios a disco.

Internamente os destaques ficam por conta do novo volante multifuncional, sistema de infoentretenimento totalmente personalizável, sistema de som aprimorado , disponível com seis alto-falantes premium de alta qualidade, sistema de navegação integrado com mapas melhorados e com atualizações automáticas, forno de micro-ondas integrado e tomadas USB-C.


Produção e vendas
De acordo com a montadora sueca, a inédita linha de caminhões Volvo FH Aero será lançada e comercializada nos mercados europeu, asiático e australiano de forma gradativa ao longo de 2024 e 2025. A atual linha FH também continuará sendo comercializada como uma importante alternativa no portfólio de produtos da marca.


Volvo/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA