Facchini

Primeiros conjuntos totalmente elétricos das Américas entram em operação no Chile

Carreta basculante Randon com eixo elétrico circulando no Chile
Juniko Bondan/Randon

Semirreboques basculante e tanque RANDON contam com eixo elétrico e-Sys capaz de gerar até 207 cv de potência adicional; exemplares atuarão na mineração de lítio no Chile

Google News
Agora é oficial, já estão em operação no Chile os primeiros conjuntos totalmente elétricos de caminhões e semirreboques das Américas. O marco histórico é resultado de uma parceria entre a Randon, maior fabricante de semirreboques da América Latina, e a mineradora chilena SQM. Os exemplares da linha Hybrid R, equipada com pioneira tecnologia de tração auxiliar e-Sys, da Suspensys, foram entregues nesta quarta-feira, 20 de dezembro.


A operação traz como novidades um modelo elétrico de semirreboque Tanque para o transporte de salmoura de lítio, em uma configuração customizada para a complexidade do processo produtivo em que está aplicado. Já o outro modelo é um Basculante para o transporte de minério, que obteve significativos resultados na redução de consumo de combustível e desgaste dos componentes quando combinado com um caminhão com motor a combustão. Durante as operações, os dois inéditos conjuntos 100% elétricos serão operados pela transportadora Nazar. O negócio também conta com a mediação da distribuidora Epysa, representante da Randon no mercado chileno.

Mais uma entrega que confirma o potencial de transformação global que essa tecnologia sustentável pode oferecer para a logística e o transporte. Acreditamos que a cooperação e a construção de soluções disruptivas são o caminho para a evolução da eletromobilidade. Nos orgulha estarmos na vanguarda dessa trajetória, juntos com parceiros estratégicos para execução desse desafio”, celebra o CEO da Randoncorp, Sérgio L. Carvalho.


A aquisição dos conjuntos elétricos está totalmente alinhado com o Plano de Sustentabilidade da SQM, uma das líderes mundiais na produção de lítio e que possui a menor emissão de carbono do mercado. A iniciativa prevê a neutralização de carbono em todas as as linhas de negócios até 2040 – no caso específico do lítio até 2030. Os semirreboques Randon Hybrid R também serão capazes de proporcionar uma redução significativa dos custos operacionais.

Com conceito inovador e sustentável, a linha Hybrid R conta com o exclusivo sistema de tração auxiliar elétrico e-Sys, que atua na recuperação de energia gerada durante movimentos de descida e frenagem, para aplicação complementar como força extra na tração do conjunto. Este movimento pode gerar até 207 cv de potência adicional para contribuir na tração em subidas e ultrapassagens. Dependendo da aplicação, condição de carregamento e da estrada percorrida, a economia de combustível pode chegar a 25%, propiciando um menor desgaste dos componentes e contribuindo para uma menor geração de resíduos e menor geração de resíduos e emissão de gases no meio ambiente, com forte impacto também na competitividade do negócio. A solução completa foi desenvolvida de forma pioneira pela Randoncorp por meio de parceria entre Randon, Suspensys e Centro Tecnológico Randon.


Carreta tanque Randon com eixo elétrico circulando no Chile
Juniko Bondan/Randon


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA