Facchini

20 caminhões blindados para o Exército Brasileiro desembarcam no Porto de Paranaguá

TCP/Divulgação

Batizados de MaxxPro Recovery Vehicle e produzidos pela Navistar Defense, exemplares contam com capacidade para rebocar até 42 toneladas e blindagem contra disparos, estilhaços de artilharia, minas e explosivos

Google News
Nesta terça-feira, 8 de agosto, o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) foi responsável pelo recebimento da mais nova frota de caminhões blindados do Exército Brasileiro. Trata-se de 20 viaturas MaxxPro Recovery Vehicle, totalmente blindadas.



Produzidos pela Navistar Defense, os inéditos caminhões serão empregados no resgate de viaturas blindadas Guarani em campos de batalha. Além da capacidade para rebocar até 42 toneladas, os exemplares também se destacam por suportarem disparos de armas de calibre 5.56 mm e 7.62 mm, além de estilhaços de artilharia, minas e explosivos.

A aquisição das viaturas faz parte do Programa Forças Blindadas, que integra o Portfólio Estratégico da Força Terrestre, trazendo mais capacidades à frota blindada. O processo de compra dos veículos teve início em 2018 e passou por diversas etapas, de acordo com os requisitos operativos do Exército Brasileiro.


As tratativas e a operacionalização do desembarque das viaturas no TCP contaram com a presença do coronel Éder Valério Pellegrini, do Comando da 5ª Região Militar, com um equipe da Divisão de Importação e Exportação de Materiais da Base de Apoio Logístico do Exército e com os meios logísticos do Comando da 5ª Divisão de Exército.

Segundo Pellegrini, a tecnologia, a disponibilidade e o atendimento da TCP foram alguns dos fatores que influenciaram na escolha pelo serviço. “Destaco a proatividade na preparação para o recebimento das viaturas, com o pronto-atendimento em todos os canais disponíveis para sanarmos as dúvidas. Outros atrativos foram a proximidade do terminal com a cidade de destino, que é Curitiba, além dos equipamentos modernos do terminal para a movimentação das cargas e um time operacional e administrativo capacitado e experiente, que transmitiu segurança e confiabilidade em todo o processo”, explica o coronel.


De acordo com o gerente de operações logísticas, Fabio Mattos, o terminal trabalha com uma grande estrutura para atender as chamadas cargas projeto, ou seja, cargas com medidas, dimensões e pesos fora dos padrões para o embarque em contêineres convencionais. “A TCP realiza investimentos pesados em tecnologia e possui uma equipe especializada para alcançar os recordes a cada dia mais. Já operamos minicarregadeiras, escavadeiras, caminhões, colheitadeiras e tratores, movimentando uma média de 600 máquinas mensalmente aqui na TCP. Até o final de 2023, a expectativa é de ultrapassarmos 7.000 máquinas movimentadas”, destaca Mattos.

Após a liberação documental, a inédita frota de viaturas blindadas seguirá para a capital paranaense e ficará sob responsabilidade da Seção Logística do Comando da 5ª Divisão de Exército. O 27º Batalhão Logístico e o 5º Batalhão Logístico serão as unidades militares que conduzirão as vinte viaturas blindadas para o Parque Regional de Manutenção que será o destino provisório até serem distribuídas nacionalmente para outras localidades do Exército Brasileiro.

TCP/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA