Facchini

Exército Brasileiro adquire 20 Viaturas Blindadas Especiais com tração 6x6

Escritório de Projetos do Exército/Divulgação

Batizados de MaxxPro Recovery Vehicle e produzidos pela Navistar Defense, exemplares contam com motor de 450 cv, transmissão automática, asa delta para reboque e guindaste

Google News
O Exército Brasileiro anunciou na última semana, a chegada de um importante reforço na frota de veículos militares. Trata-se da aquisição de 20 Viaturas Blindadas Especiais de Socorro 6x6. O investimento faz parte do Programa Forças Blindadas, iniciativa que visa renovar a frota blindada do país.


Batizados de MaxxPro Recovery Vehicle e produzidos pela empresa norte-americana Navistar Defense, os caminhões contam com motor MaxxForce 8.9 L, turbo inter-cooled diesel, com 450 cv de potência e torque de 1.830 Nm, combinado com transmissão automática de seis velocidades. Destaca-se ainda a presença de uma suspensão dianteira independente, tração 6x6, “asa delta” traseira para atividades de reboque e um guindaste hidráulico.

Os números de cada exemplar também impressionam. Destaque para a possibilidade de operar com um Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 42 toneladas, cabo de aço com capacidade para arrastar até 22,8 toneladas, além de rebocar até 15,8 toneladas com o uso da “asa delta” traseira e possibilidade de içamento de até 27,2 toneladas com o guindaste.

Escritório de Projetos do Exército/Divulgação


Trata-se de uma capacidade, até então, inexistente na Frota Guarani. Essa aquisição, por meio do programa de vendas militares estrangeiras do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, vai incrementar esse suporte fundamental ao poder de combate, especialmente no que se refere às atividades avançadas de manobra de força e de apoio à retaguarda nas tarefas de manutenção de segundo escalão”, afirmou o Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Divisão Hertz Pires do Nascimento.

Segundo o Exército Brasileiro, as novas viaturas serão distribuídas aos batalhões logísticos que integram as brigadas de infantaria e cavalaria mecanizadas, bem como às escolas e organizações militares mecanizadas mais isoladas.

Escritório de Projetos do Exército/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA