Facchini

Randon New R

Canadá confirma criação de programa para contratação de motoristas estrangeiros

Divulgação

Canadá enfrenta atualmente uma falta de 26.000 motoristas profissionais; novo programa de contratação deve ser colocado em prática no segundo semestre de 2023

Google News
Cumprindo com o que vinha sendo estudado ao longo de 2022 e em total sintonia com a crescente busca de soluções para mitigar a escassez de profissionais no transporte rodoviário de cargas, o Ministro de Imigração do Canadá, Sean Fraser, confirmou na última semana, a criação de um programa para facilitar a contratação de motoristas estrangeiros.



A iniciativa que será um desdobramento do Economic Mobility Pathways Pilot (EMPP), programa existente voltado para a contratação de refugiados e imigrantes qualificados, está prevista para ser colocada em prática a partir do verão canadense, mais precisamente no início do mês de julho.

Este é um ótimo programa que visa proteger os refugiados e imigrantes que precisam de ajuda, ao mesmo tempo em que os conecta com empregadores que possuem vagas disponíveis”, disse Stephen Laskowski, presidente da Canadian Trucking Alliance. “Este programa manterá o Canadá em movimento, abordando a escassez aguda de mão de obra em setores críticos, ao mesmo tempo em que atrai novos trabalhadores em potencial para o país”.

Além de abrir as portas para caminhoneiros estrangeiros e consequentemente reduzir a crescente escassez de mão de obra no transporte, o novo programa canadense para a contratação de imigrantes e refugiados também promete se destacar pela agilidade na aprovação dos candidatos, até 6 meses. 


Este programa evitará a necessidade de os empregadores recorrerem aos Provincial Nominee Programs (PNP). Na maioria dos casos, poderemos aprovar pessoas dentro de seis meses do início ao fim”, destaca o Ministro de Imigração do Canadá, Sean Fraser.

Dados recentes da Canadian Trucking Alliance (CTA) apontam para uma escassez de 26.000 profissionais neste ano, número que poderá chegar a 50.000 vagas em aberto até 2024. “Há uma abundância de oportunidades na indústria de caminhões e estamos ansiosos para trabalhar com o ministro Fraser para garantir que essas pessoas encontrem um trabalho estável e significativo em nosso setor”, completa Laskowski.

Como o novo programa de contratação de imigrantes e refugiados encontra-se em fase final de desenvolvimento, ainda não detalhes oficiais de como deverão ser feitas as inscrições. A partir do segundo semestre deste ano, os trâmites deverão ser anunciados e divulgados pelo governo canadense.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA