Facchini

Caminhões e ônibus Scania terão painel digital a partir de 2024

Scania/Divulgação

Novidade possibilitará o lançamento de novos serviços digitais e proporcionará  maior segurança e melhores experiências aos motoristas

Google News
Em total sintonia com as principais tendências tecnologias mundiais para veículos comerciais, a Scania revelou uma das novidades que farão parte da linha 2024 de caminhões e ônibus. A partir do segundo semestre do próximo ano, o portfólio da marca passará a contar com a opção de painel 100% digital.

Batizada de Smart Dash, a novidade é considerada pela montadora sueca uma porta de entrada para novos serviços digitais, maior segurança e melhores experiências ao clientes e motoristas.


Esta introdução representa uma mudança radical na oferta da Scania dentro do ecossistema de transporte”, diz Stefan Dorski, vice-presidente sênior, chefe da Scania Trucks. “O que nossos clientes experimentarão em veículos equipados com Smart Dash é a parte palpável da oferta e ambição de próximo nível da Scania em relação à digitalização, conectividade e segurança. Tudo se resume a permitir experiências de usuário excepcionais ao combinar veículos Scania e nossos serviços e soluções digitais”, completa.

Desenvolvido de acordo com o sistema modular da Scania para soluções digitais personalizadas, o novo painel da marca contará com diferentes etapas de desempenho e total compatibilidade com outras soluções digitais já oferecidas pela montadora, como My Scania ou Scania Driver App.

Consideramos o Smart Dash uma parte essencial do nosso ecossistema digital e um ótimo meio para capacitar os motoristas”, diz Dorski. “Isso lhes dará acesso superior a todos os tipos de informações relevantes ao dirigir e os apoiará na execução de outros tipos de tarefas quando estacionarem por meio, por exemplo, do Scania Driver App e do My Scania. Essas soluções estão todas interligadas e oferecem uma experiência de usuário verdadeiramente produtiva”.


Ainda segundo a Scania, a nova opção de painel estará totalmente alinhada com novos regulamentos gerais de segurança da União Européia que tornarão obrigatórios a presença de vários recursos voltados para a segurança de veículos comerciais pesados. Prova disso é o desenvolvimento de uma nova arquitetura de sistema elétrico para a linhas de caminhões e ônibus, novidade que possibilitará uma comunicação mais inteligente e rápida, além de segurança cibernética em um nível ainda mais alto.

Para a Scania, essas novas demandas coincidem com nossa ambição de criar uma arquitetura voltada para soluções que apoie nossos clientes em sua jornada de digitalização”, diz Dorski. “O próximo nível de experiências premium na indústria de caminhões se concentrará muito no tipo de funcionalidade conectada dentro e ao redor do caminhão que oferecemos. Atualizações remotas e serviços inteligentes sob demanda criarão novas oportunidades para os clientes da Scania e tornarão suas operações mais seguras e lucrativas com maior tempo de atividade e eficiência”.

A Scania também afirma que o novo painel digital também permitirá que os proprietários utilizem mapas conectados inteligentes, além de possibilitar a atualização remota dos veículos, reduzindo assim a necessidade de comparecer às oficinas da Scania para atualizações de software. Por fim, a montadora sueca também revela que o novo Smart Dash substituirá de forma gradativa as soluções oferecidas atualmente.

Scania/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA