![]() |
Mack/Divulgação |
Em relação a 2015, número de vagas em aberto para caminhoneiros triplicou; crescente escassez de profissionais está ameaçando a cadeia de suprimentos e a economia do país
Falta de motoristas, a primeira vista pode parecer um assunto repetido, mas na verdade trata-se de uma situação que está se agravando em todo o mundo, especialmente no Hemisfério Norte, como por exemplo no Canadá, país que encerrou o ano de 2022 registrando um recorde histórico de escassez destes profissionais.
De acordo com o mais recente relatório sobre o mercado de trabalho canadense, elaborado pela Trucking HR Canada (THRC), o país chegou ao final do último ano com quase 25.600 vagas em aberto para motoristas de caminhão. O número é três vezes maior que o registrado em 2015 e duas vezes maior que no período pré-pandemia, mais precisamente em 2019.
Ainda segundo os dados mais recentes da THRC, somente em 2022, cerca de 15.200 novas vagas para motoristas de caminhão abertas pelo transporte rodoviário de cargas canadense não foram preenchidas, mesmo diante de uma taxa de desemprego de 3,4%.
Segundo a Canadian Trucking Alliance a crescente escassez de caminhoneiros está ameaçando a eficiência da cadeia de suprimentos e a recuperação econômica. Pesquisas realizadas pela CTA e Nanos Research e Abacus Data também mostram que a maioria dos canadenses está preocupada com a capacidade de obter mantimentos ou produtos essenciais, devido a crescente falta de motoristas que vem pressionando a cadeia de suprimentos e o mercado de varejo.
Contratação de caminhoneiros estrangeiros
Uma das alternativas que vem sendo consideradas para mitigar a crescente falta de caminhoneiros no Canadá é a contratação de motoristas estrangeiros. Na reta final do mês de março, o Ministro de Imigração do Canadá, Sean Fraser, confirmou a criação de um programa para facilitar a contratação de profissionais de outros países.
A iniciativa que será um desdobramento do Economic Mobility Pathways Pilot (EMPP), programa existente voltado para a contratação de refugiados e imigrantes qualificados, está prevista para ser colocada em prática a partir do verão canadense, mais precisamente no início do mês de julho.
Bora lá
ResponderExcluirNo Brasil também tá cheio de vaga, mas o salário é péssimo, diária mal dá pra comer e folga é raro, é uma vida de depressão, longe da familia, sendo humilhado e esculachado por clientes.... Daqui uns 20 anos não haverão motoristas de pesados.
ResponderExcluirVocê tira a " bendita CNH - E e a ESMAGADORA GRANDE MAIORIA DAS EMPRESAS exigem 3, 4, 5 anos de Experiência como Motorista Carreteiro , querem o candidato caindo do céu Pronto , lapidado , Lindo , Feliz , Alegre e Sorridente ; mas se NEGAM à dar oportunidade pra iniciantes sem Experiência comprovada !
ResponderExcluirUm dos motivos de perderem Grandes Talentos e Grande parte da mão de obra !
Uma VERGONHA NACIONAL !
Depois " estas empresas " dizem que não tem mão de obra qualificada !
Quantas dessas ditas Empresas " QUALIFICAM e FORMAM profissionais Carreteiros .?!
Eu mesmo já tentei por cerca de dois anos em diversas Empresas Transportadoras e nenhuma sequer me deu a oportunidade de entrar como Motorista Carreteiro iniciante !
E eu não sou e NUNCA
fui bandido !
Concordo
ResponderExcluirSe me derem comida e casa e saúde vou
ResponderExcluirDisponível, estou trabalhando com câmara a 2 anos e meio mais vou trabalhar lá.
ResponderExcluir☝️pura verdade, eu passo pela mesma situação, a maioria delas não dão oportunidade. Como se no Detran ja saísse com a categoria E, com experiência em Tanque, Sider e Bau, com mais de um 2 anos de experiência!
ResponderExcluirUma palhaçada.
Vão perder vários profissionais para Portugal e outros países como o Canadá q tá precisando de bastante profissional!
As transportadoras brasileiras não valorizam os profissionais Brasileiros do volante.
Portugal ja está recrutando 300 motoristas brasileiros, ja estão em processo.
O grupo soulan ja abriu mais 100 vagas para de caminhão para Portugal!
Ai quero ver como essas grandes transportadoras vam se virar quando começar a faltar aqui no Brasil.
Vcs. Tem que dar oportunidade, pra quem não tem experiência em CTPS. Igual a Prima Frio, da Europa e Portugal.
Coloca o motorista para treinar como segundo motorista.
E faz um pré contrato até o mesmo se tornar 1' motorista!
Mais como as do grupo G10. Só querem motorista de 2 ou 5 Anos de experiência ai ta difícil!
🙌🙌🙌🙌
Mesmo assim com essa falta de profissionais, respeito zero por maioria das empresas, você chega e não tem nem um banheiro, bebedouro, para às necessidades básicas ex: as empresas chinesas e multnacionais
ResponderExcluirSou motorista de carreta já 15 anos já trabalhei vários seguimentos como tanque bitrem e Vanderléia, baú, sayder, cegonha, prancha e grade baixa já estou 8 meses em casa sem trabalhar vivendo das minhas economias tentando mudar profissão por hoje Brasil tá vergonha ser motorista carreteiro amo essa profissão mas infelizmente as empresas não dão valor que motorista merece e nem as empresas agente carrega e descarrega por tá faltando motorista mercado trabalho por não pagar o salário que o motorista merece ganhar e quer o motorista seja escravo do trabalho, ficar 30 a 40 dias fora de casa sem folga para ganha menos que motorista de ônibus urbano que está todo dia sua casa essa realidade de hoje Brasil então negócio ir para outros pais trabalhar quem tiver oportunidade boa sorte.
ResponderExcluir