Facchini

Randon New R

Mais de 25 mil vagas: Falta de motoristas atinge recorde histórico no Canadá

Mack/Divulgação

Em relação a 2015, número de vagas em aberto para caminhoneiros triplicou; crescente escassez de profissionais está ameaçando a cadeia de suprimentos e a economia do país

Google News
Falta de motoristas, a primeira vista pode parecer um assunto repetido, mas na verdade trata-se de uma situação que está se agravando em todo o mundo, especialmente no Hemisfério Norte, como por exemplo no Canadá, país que encerrou o ano de 2022 registrando um recorde histórico de escassez destes profissionais.

De acordo com o mais recente relatório sobre o mercado de trabalho canadense, elaborado pela Trucking HR Canada (THRC), o país chegou ao final do último ano com quase 25.600 vagas em aberto para motoristas de caminhão. O número é três vezes maior que o registrado em 2015 e duas vezes maior que no período pré-pandemia, mais precisamente em 2019.


Ainda segundo os dados mais recentes da THRC, somente em 2022, cerca de 15.200 novas vagas para motoristas de caminhão abertas pelo transporte rodoviário de cargas canadense não foram preenchidas, mesmo diante de uma taxa de desemprego de 3,4%.

Segundo a Canadian Trucking Alliance a crescente escassez de caminhoneiros está ameaçando a eficiência da cadeia de suprimentos e a recuperação econômica. Pesquisas realizadas pela CTA e Nanos Research e Abacus Data também mostram que a maioria dos canadenses está preocupada com a capacidade de obter mantimentos ou produtos essenciais, devido a crescente falta de motoristas que vem pressionando a cadeia de suprimentos e o mercado de varejo.


Contratação de caminhoneiros estrangeiros
Uma das alternativas que vem sendo consideradas para mitigar a crescente falta de caminhoneiros no Canadá é a contratação de motoristas estrangeiros. Na reta final do mês de março, o Ministro de Imigração do Canadá, Sean Fraser, confirmou a criação de um programa para facilitar a contratação de profissionais de outros países.

A iniciativa que será um desdobramento do Economic Mobility Pathways Pilot (EMPP), programa existente voltado para a contratação de refugiados e imigrantes qualificados, está prevista para ser colocada em prática a partir do verão canadense, mais precisamente no início do mês de julho.



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA