![]() |
Divulgação |
Canadá enfrenta atualmente uma falta de 26.000 motoristas profissionais; novo programa de contratação deve ser colocado em prática no segundo semestre de 2023
Cumprindo com o que vinha sendo estudado ao longo de 2022 e em total sintonia com a crescente busca de soluções para mitigar a escassez de profissionais no transporte rodoviário de cargas, o Ministro de Imigração do Canadá, Sean Fraser, confirmou na última semana, a criação de um programa para facilitar a contratação de motoristas estrangeiros.
A iniciativa que será um desdobramento do Economic Mobility Pathways Pilot (EMPP), programa existente voltado para a contratação de refugiados e imigrantes qualificados, está prevista para ser colocada em prática a partir do verão canadense, mais precisamente no início do mês de julho.
“Este é um ótimo programa que visa proteger os refugiados e imigrantes que precisam de ajuda, ao mesmo tempo em que os conecta com empregadores que possuem vagas disponíveis”, disse Stephen Laskowski, presidente da Canadian Trucking Alliance. “Este programa manterá o Canadá em movimento, abordando a escassez aguda de mão de obra em setores críticos, ao mesmo tempo em que atrai novos trabalhadores em potencial para o país”.
Além de abrir as portas para caminhoneiros estrangeiros e consequentemente reduzir a crescente escassez de mão de obra no transporte, o novo programa canadense para a contratação de imigrantes e refugiados também promete se destacar pela agilidade na aprovação dos candidatos, até 6 meses.
“Este programa evitará a necessidade de os empregadores recorrerem aos Provincial Nominee Programs (PNP). Na maioria dos casos, poderemos aprovar pessoas dentro de seis meses do início ao fim”, destaca o Ministro de Imigração do Canadá, Sean Fraser.
Dados recentes da Canadian Trucking Alliance (CTA) apontam para uma escassez de 26.000 profissionais neste ano, número que poderá chegar a 50.000 vagas em aberto até 2024. “Há uma abundância de oportunidades na indústria de caminhões e estamos ansiosos para trabalhar com o ministro Fraser para garantir que essas pessoas encontrem um trabalho estável e significativo em nosso setor”, completa Laskowski.
Como o novo programa de contratação de imigrantes e refugiados encontra-se em fase final de desenvolvimento, ainda não detalhes oficiais de como deverão ser feitas as inscrições. A partir do segundo semestre deste ano, os trâmites deverão ser anunciados e divulgados pelo governo canadense.
11 Comentários
Será uma grande Chase para os mulheres de motoristas aqui no Brasil,eu tem 60 anos trabalho na profissão de motorista carreteiro a 26 anos,se eu tivesse uma chance desta eu não perderia.
ResponderExcluirComo faço pra mim marcar vez eu ia
ResponderExcluirSou motorista carreteiro,tenho interesse.
ResponderExcluirMeu sonho de ir morar lá e ser caminhoneiro porque aqui no Brasil ser caminhoneiro é pedir p ser escravo do baixo salário do patrão
ResponderExcluirSou motorista carreteiro com experiência em vários segmentos tenho interece
ResponderExcluirTenho interesse
ResponderExcluirSou motorista de carreta e tenho interesse.
ResponderExcluirQuais são os procedimentos para ter acesso a esse programa?
Tenho 60 anos motorista carreteiro com Esperiencia a 25 anos bitrem nove eixo
ResponderExcluirBom dia!eu sou motorista caminhão e carreta profissional.
ResponderExcluirEstou a disposicão para qualquer eventualidade e viagem.
Conversar mole sou motorista carreteiro qualificado documentado experiente e estou desempregado passando nessecidade financeira aqui em salvador bahia
ResponderExcluirBoa noite,como fais ai meu patrao pra tenta pega uma bokinha nesse trampo ai no canadar tenho interesi.ajuda nois ai fala como q tenta ai p consigui a vaga ...valeu obrigado
ResponderExcluirNunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.