Publicidade


Publicidade

Facchini

IVECO S-Way

Por que alguns bitrucks geram excesso de peso nos eixos traseiros?

Reprodução
Google News 
Alguns caminhões do tipo 8x2 ou 8x4 (chamados de “bitrucks”), modificados a partir do 6x2 (ou 6x4) pela inclusão do 2º eixo direcional dianteiro, tem apresentado excesso de peso nos eixos traseiros.


Mesmo com o Peso Bruto correto de 29.000 kg e a carga distribuída corretamente, os eixos traseiros acabam passando com 19.000 kg a 20.000 kg, quando o correto seria 17.000 kg. Já os eixos dianteiros, que deveriam somar 12.000 kg, acabam ficando entre 9.000 k e 10.000 kg.

Qual a causa?

Simples: economia burra!
Eng. Rubem Penteado de Melo
Instala-se o 2º eixo direcional (que já é relativamente caro), mas por economia mantem-se os eixos traseiros na mesma posição original do 6x2.

Para distribuição correta, os eixos traseiros devem obrigatoriamente ser reposicionados para trás, para transferir mais peso para a parte dianteira, já que temos mais um eixo na frente.


“-Ah! Mas, custa puxar a suspensão traseira para trás: mudança dos suportes, troca do cardã, etc". E surge a grande ideia: "vou economizar nisso!”

A posição correta precisa ser calculada pelo instalador do 2º eixo direcional: dependerá do veículo e do entre-eixo original do 6x2 ou 6x4.

Fiquem atentos: transportadores e embarcadores!

Eng. Rubem Penteado de Melo

ARTIGO: Eng. Rubem Penteado de Melo - www.trs.eng.br e www.anjo.mobi

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Sempre tive isso em mente, antes mesmo de ler sobre esses artigos. Fato é: se tem que estar de acordo com a "lei da balança" deve se levar em consideração e imaginar que o caminhão deve ser uma balança.

    ResponderExcluir

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.