Facchini

Cummins lança filtros Fleetguard Euro VI para motores Diesel e Gás

Cummins/Divulgação
Google News 
Após estudo minucioso e completo das aplicações, com a vantagem do desenvolvimento integrado de motores, a Cummins Brasil anuncia novos sistemas de filtração Fleetguard Euro VI para as plataformas Diesel e Gás. O filtro lubrificante LF14009 para aplicações Diesel estreia no País combinando as tecnologias patenteadas da marca Nanonet e Stratapore. Outro lançamento para esta linha é o módulo separador de água com cartucho ecológico. Já o filtro blindado Fleetguard NG atende às aplicações a gás. 


De acordo com Marcos Azambuja, gerente de Contas e Suporte Técnico da Cummins, “os projetos foram desenvolvidos em sinergia global, com as engenharias do México, dos EUA e a China para trazer o melhor conceito de desempenho aos novos produtos. Também realizamos adaptações em nossa linha de produção para o fornecimento de conteúdo local”. 
 
Os novos sistemas de filtração Fleetguard oferecem melhoria de eficiência com alta performance de vazão, maior durabilidade e aumento do intervalo de troca, contribuindo com redução do custo total de operação. 
 
A adoção de materiais sintéticos e de soluções de descarte mais ecológicos  traz maior apelo ambiental e está alinhada com a estratégia de sustentabilidade da Cummins, Destino ao Zero, para a adoção de tecnologias mais limpas em seus produtos e que serão de grande importância para o processo de descarbonização de veículos comerciais no Brasil e em todos os países onde a empresa está presente.
   

LF14009 - Para a plataforma Diesel de motores Euro VI, a Cummins integrou duas tecnologias avançadas e patenteadas no filtro lubrificante LF14009: Nanonet e Stratapore. Com isso, ampliou o intervalo de troca de óleo e trouxe mais eficiência no processo de filtração. O novo LF14009 atende aos requisitos das montadoras para aplicações severas, levando em consideração as condições de operações regional, incluindo combustíveis de baixa qualidade. 
 
O NanoNet® é um meio filtrante de múltiplas camadas com alta eficiência e baixa restrição ao fluxo frio do lubrificante, ou seja, mesmo em baixa densidade realiza a movimentação do óleo em um processo bastante ágil. Esta tecnologia da mídia entrega eficiência de 99% (@ 30micra) na retenção de contaminantes. Sua capacidade alcança resultado superior ao aplicado na versão Euro V em termos de eficiência quando comparado com seus concorrentes, permitindo redução do custo operacional ao elevar a proteção do sistema de lubrificação e, consequentemente, ampliar o intervalo de troca.
 
Já a tecnologia multicamadas StrataPore® é capaz de reter as partículas menores que causam mais danos ao motor, reduzindo o desgaste em até 60%, além de trazer mais resistência e durabilidade para todo o sistema. Tolerante a contaminantes orgânicos, a Stratapore® oferece menor custo do refil, já que, por se tratar de um produto ambientalmente amigável, requer somente a substituição do elemento filtrante da hora da manutenção.
 

Também para aplicações Diesel, o módulo separador de água Fleetguard conta com cartucho ecológico de material sintético de última geração, tecnologia que integra a estratégia da Cummins em oferecer máxima performance. Além de facilidade na manutenção, agilidade do processo de substituição e menor peso, esta solução com novo design traz custo otimizado aos usuários e frotistas ao permitir a substituição somente do elemento filtrante (cartucho vai instalado dentro do módulo). 
 
Com alta capacidade de retenção de partículas e separação de água tanto livre quanto emulsificada, o módulo separador de água Fleetguard Euro VI proporciona uma extensão no intervalo de troca de até 50%. 
 
Filtro para gás – O filtro blindado Fleetguard NG (Natural Gás) projetado para as aplicações a gás traz alto desempenho na retenção dos contaminantes sólidos e no processo de filtração deste combustível. Sua função é impedir a entrada de resíduos não desejados, evitando riscos e danos ao sistema de injeção do veículo. Para Azambuja, o sistema de filtragem de gás, Fleetguard NG, traz tecnologia alinhada com às mais modernas soluções disponíveis da marca no mundo. 

FONTE: Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA