Facchini

Como deve ser feita a avaliação de um motorista?

Divulgação

Buonny explica a importância de fazer um check list inteligente para contratar e também avaliar o desempenho do profissional em suas funções

Google News
O motorista é de fundamental importância no transporte de cargas. Por isso, na hora de contratar um profissional ou mesmo avaliar o desempenho, gestores de frotas precisam usar ferramentas tecnológicas para otimizar o processo.


Como a avaliação de motorista é um recurso responsável por medir a contribuição do condutor no dia a dia de uma transportadora, o gestor de frota tem dados consistentes para conceder feedbacks (positivos e negativos) aos motoristas, contribuindo para o desenvolvimento do profissional e, consequentemente, com a qualidade do serviço.

Quais os benefícios em fazer a avaliação de motorista?
Ao fazer uma avaliação de motorista de caminhão, é possível observar o desempenho deles com relação às boas práticas disseminadas pela empresa de transporte.

Assim, quando essa avaliação é bem executada, o processo dá uma visão ampla ao gestor de frota e contribui para benefícios, como:

· redução de gastos com multas de trânsito;
· redução no consumo de combustível;
· melhora nos prazos de entregas dos produtos;
· aumento da vida útil dos veículos;
· redução nos índices de manutenções corretivas;
· facilidade no controle da jornada de trabalho dos motoristas;
· redução das ocorrências por acidentes.


Como fazer a avaliação de performance do motorista da frota?
O checklist de avaliação de motorista pode variar de acordo com a empresa, pois de acordo com o tipo de serviço oferecido, existem algumas competências que precisam ser monitoradas para que o desempenho dos motoristas seja avaliado de forma justa e efetiva. 

Para fazer um checklist ou planilha de avaliação de motorista, a Buonny, gerenciadora de riscos, listou pontos que são essenciais nesse processo.

Avaliar o nível de condução defensiva dos motoristas
O nível de condução defensiva do motorista diz muito sobre a sua capacitação e também conduta ao volante. Logo, é fundamental fazer a avaliação do nível de direção defensiva que vem sendo praticado com os veículos da frota.  

Para tanto, existem sistemas de monitoramento da viagem em tempo real, como o MDVR (Monitor Driver Video Recorder) e o sensor de fadiga. A telemetria também pode auxiliar no acompanhamento da performance do motorista em situações de risco e ao tomar decisões preventivas para evitar acidentes.


Monitorar as condições dos veículos
Como cada condutor possui responsabilidade sobre o veículo que está conduzindo, portanto é fundamental que as condições do mesmo também façam parte do checklist de avaliação do motorista.

O gestor pode recorrer aos sistemas de checklists de veículos, nos quais o próprio motorista pode preencher as informações, usando para isso aplicativo integrado ao sistema de gestão de frotas.

Monitorar o cumprimento de prazos e horários
Quando a questão é checklist de avaliação de motorista, o cumprimento de prazos e horários dos condutores é um índice básico. Quando os prazos não são cumpridos de forma corriqueira, pode indicar uma falha no planejamento da rota, problemas no trânsito e rodovias, ou mesmo a falta de comprometimento do condutor.

Logo, é preciso incluir esse indicador no checklist de avaliação do motorista para tentar ao máximo manter os veículos da frota funcionando de forma segura, garantindo as entregas dentro dos prazos e a qualidade do serviço.

Utilizar indicadores de desempenho
Os indicadores de desempenho (KPIs) são ferramentas indispensáveis para o gestor de frota tomar decisões de forma assertiva. 

Isso também ajuda a equipe de condutores a entender que a avaliação de desempenho é justa, já que se baseia em dados enviados de sistemas de acompanhamento em tempo real.


Como fazer um check list?
O checklist de avaliação do motorista precisa contemplar habilidades técnicas e comportamentais, que devem estar alinhados à eficiência e qualidade esperados pela gestão da frota.

Veja, a seguir, as competências e habilidades que não podem faltar na avaliação do motorista:

· Habilidades interpessoais como boa comunicação;
· pontualidade;
· bom histórico de comportamento no trânsito;
· comprometimento;
· capacidade de fazer uma manutenção básica no veículo;
· capacidade de gerir riscos;
· proatividade;
· automotivação;
· qualificações adequadas ao transporte de cargas.

FONTE: Divulgação


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA