Facchini

E-Dumper: Maior caminhão elétrico do mundo entra para o Livro dos Recordes

Kuhn Schweiz AG/Divulgação

Com 862 cv de potência e 12.500 Nm de torque, gigante suíço é capaz de transportar 65 toneladas em uma única viagem; modelo também conta com uma bateria de 8 toneladas, a maior já instalada em um veículo

Google News
Local de alpes maravilhosos, chocolates saborosos e relógios extremamente pontuais, a Suíça também passa a ser conhecida como a terra do maior caminhão elétrico mundo, o E-Dumper, gigante desenvolvido para mineração que acaba de entrar para o Guinness Book (Livro dos Recordes).

Desenvolvido pela Kuhn Schweiz AG, empresa pertencente à Kuhn Holding e referência na comercialização de máquinas e equipamentos para os segmentos de construção civil e mineração, o E-Dumper não se destaca apenas pelas dimensões, mas também pelos números impressionantes da configuração, especialmente do trem de força e da significativa redução nas emissões de poluentes.


Baseado no caminhão fora de estrada Komatsu HD605-7, o gigante suíço conta com um Peso Bruto Total (PBT) de 123 toneladas, capacidade para transportar 65 toneladas de carga líquida em uma única viagem e consequentemente uma tara de 58 toneladas.

Andreas Sutter/Kuhn Schweiz AG

Para se tornar o primeiro e maior caminhão 100% elétrico da mineração mundial, o modelo passou por uma reconstrução completa de todo o trem força. Além de um novo eixo e novo sistema hidráulico, ambos também elétricos, o E-Dumper também recebeu impressionante motor elétrico de 634 kW, o equivalente a 862 cv de potência, e incríveis 12.500 Nm (1.274 kgf.m) de torque


Já toda a energia necessária para movimentar esse gigante é armazenada em uma bateria de 8 toneladas, capaz de armazenar 700 kWh e a maior já instalada em um veículo no mundo. O caminhão de mineração conta ainda com um sistema de regeneração de energia a partir da frenagem em trechos de declives, especialmente quando carregado.

O E-Dumper também estabelece um novo recorde em relação a quantidade de CO2 que deixa de ser emitida, quando colocado em operação. Segundo, Kuhn Schweiz AG, um caminhão mineração tradicional consome de 50.000 a 100.000 litros de diesel por ano, dependendo da aplicação, e emite de 131 a 262 toneladas de CO2. Já o E-Dumper elimina completamente essa quantia, justamente por não ser abastecido com combustíveis fósseis. "Nunca tanto CO2 deixou de ser emitido por um único veículo no mundo", afirma a empresa. 

Andreas Sutter/Kuhn Schweiz AG



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA