Facchini

Scania divulga imagens de caminhão 100% elétrico no Brasil

Scania/Divulgação

Imagens da própria marca revelam modelo 25P com tração 6x2 e carroceria sider; modelo 100% elétrico poderá ser a principal aposta sustentável para o segmento de semipesados

Google News
Ao que tudo indica, 2023 será um ano repleto de inovações e novidades no portfólio brasileiro de caminhões Scania. Prova disso são as imagens divulgadas pela própria marca no portal oficial de mídia.

Reveladas por acidente ou não, as cinco imagens antecipam qual será o próximo passo da montadora para continuar liderando a transição para um sistema de transporte mais sustentável no Brasil. Esse passo se dará por meio do lançamento de uma gama inédita de caminhões semipesados 100% elétricos. Ao que tudo indica, a novidade será representada inicialmente pelo modelo Scania 25P.



Nas imagens registradas dentro da própria fábrica da marca em São Bernardo do Campo (SP), é possível notar importantes detalhes da nova aposta da marca para substituir o tradicional óleo diesel no transporte brasileiro. Trata-se de um modelo semipesado com configuração 6x2, cabine leito P, packs de bateria ao longo do chassi e carroceria sider, confirmando assim que a primeira gama de modelos elétricos da marca no Brasil terá como foco inicial as operações de distribuição.

Apesar de divulgar as imagens, a Scania não revelou até o momento qual ou quais serão as configurações oficiais do modelo no Brasil. Mas com base no que já é oferecido no mercado europeu, é possível se ter uma ideia. Por lá, desde 2020, os caminhões 100% elétricos Scania 25P são oferecidos com três opções de tração (4x2, 6x2, 6x2*4), entre eixos de 3950 mm ou 4350 mm e duas configurações de bateria, sendo, 5 packs (165 kWh) que garantem uma autonomia para até 130 quilômetros ou 9 packs (300 kWh) que ampliam a autonomia para até 250 quilômetros. O modelo ainda traz consigo um motor elétrico 230 kW ou o equivalente a aproximadamente 300 cv de potência, combinado com uma transmissão de apenas duas velocidades.


Scania/Divulgação
Já a data oficial de lançamento dos semipesados Scania 100% elétricos no Brasil também não foi revelada até o momento. Mas a antecipação das imagens e a total ausência de camuflagem no modelo, podem sinalizar um significativo avanço nos testes de viabilidade e uma proximidade do lançamento e comercialização.

Sua opinião
Tendo como base as configurações que atualmente são ofertadas no mercado europeu e as imagens divulgadas pela própria marca, os caminhões semipesados Scania 100% elétricos poderão fazer a diferença no mercado brasileiro nos próximos anos? Responda nos comentários abaixo:

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA