Facchini

Scania apresenta caminhões 100% elétricos com autonomia para até 250 km

Scania/Divulgação
Reforçando o compromisso de liderar a transição para um sistema de transporte mais sustentável, a Scania apresentou ao mercado europeu na na última semana, uma inédita linha de caminhões 100% elétricos, voltados especialmente para as operações de distribuição e logística urbana.

“É com muito orgulho que anunciamos o início do compromisso de eletrificação de longo prazo da Scania”, disse o presidente e CEO da Scania, Henrik Henriksson. “Nos próximos anos, lançaremos anualmente produtos eletrificados para toda a nossa linha e, no momento, estamos reorganizando nossa produção para esse fim. É de particular importância que, em alguns anos, também apresentaremos caminhões elétricos de longa distância adaptados para carregamento rápido durante os períodos de descanso obrigatórios de 45 minutos dos motoristas. ”  

Oferecidos com opções de cabines das séries L e P, os inéditos caminhões 100% elétricos Scania estreiam no velho continente em duas versões, a primeira equipada com cinco baterias que garantem uma autonomia de até 130 km e recarga em menos de 55 minutos, e a segunda com nove baterias, autonomia para até 250 km e recarga em menos de 100 minutos.

Já o tradicional motor a combustão foi substituído por um inovador motor elétrico que fornece uma potência contínua de 230 kW ou aproximadamente 310 cv e 2200 Nm de torque. Os novos modelos também contam com unidades de gerenciamento e resfriamento de bateria, sistema de direção eletro-hidráulica, compressor de ar elétrico e inversor montados ao longo da estrutura do chassi.


“Embora os veículos eletrificados em certos aspectos representem uma nova tecnologia, tomamos todas as medidas possíveis para garantir que aplicamos os mesmos critérios de tempo de atividade inabalável dos nossos outros caminhões”, disse Anders Lampinen, Diretor, Novas Tecnologias. “Scania significa qualidade premium e nem é preciso dizer que isso também caracteriza nossos caminhões elétricos.”

Além do nível zero de emissões de gases poluentes, os inéditos caminhões Scania 100% elétricos se destacam pela ausência de ruídos e a resposta rápida do trem de força, características essenciais na logística urbana, especialmente nos períodos noturnos.

“O transporte sustentável sem emissões é um requisito crescente para as empresas de transporte”, disse Lampinen. “A aquisição de um caminhão elétrico não é apenas um investimento na frota do cliente, mas também em sua marca e mercado. O caminhão elétrico permite que o cliente fique à frente da concorrência, aprenda sobre os desafios de infraestrutura e comece a se adaptar para o futuro ”.
Scania/Divulgação
TEXTO:
Lucas Duarte

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA