Facchini

Caminhões semipesados DAF CF terão novo motor e mais opções de potência a partir de 2023

DAF/Divulgação

Novo motor PACCAR PX-7 terá três opções potência, apenas tecnologia SCR e freio motor de cabeçote com 245 cv

Google News
Presente na 23ª edição da Fenatran, a maior feira de transporte rodoviário de cargas e logística na América Latina, realizada entre os dias 7 e 11 de novembro, a DAF também revelou ao mercado brasileiro as novidades da linha 2023 de caminhões semipesados.


Principal aposta da marca para atender com precisão as operações com Peso Bruto Total (PBT) de 23 toneladas (6x2) a 29 toneladas (8x2), os modelos CF com chassi rígido deixarão de utilizar o motor PACCAR GR-7 e passarão a contar no próximo ano com o novo propulsor PACCAR PX-7, totalmente alinhado com a nova norma de emissões Proconve P8, popularmente conhecida como Euro 6.


De acordo com a montadora de origem holandesa, o PX-7, de 6,7 litros e 6 cilindros em linha, sobrealimentado com turbocompressor e intercooler, será ofertado com três opções de potência, sendo, 260 cv, 290 cv e 310 cv, todos equipados com Freio Motor de cabeçote com 245cv de potência. Diferentemente dos extrapesados da marca, os modelos semipesados não terão sistema EGR para tratamento de gases, ou seja, contarão apenas com a tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva), combinada com filtro DPF, DOC e novos tubos de exaustão e admissão.

Montado sob uma plataforma global da PACCAR, amplamente testada em diversos mercados do mundo, o novo propulsor ainda poderá ser combinado com duas opções de transmissão: a nova ZF Ecotronic de 9 velocidades automatizada e a versão manual, também de 9 velocidades.

O motor PACCAR PX-7 é uma plataforma consagrada na Europa e o cliente brasileiro vai se surpreender com a sua eficiência e economia. Em conjunto com a nova transmissão ZF Ecotronic, o novo motor tem desempenho em diversas aplicações, confirmando a versatilidade do novo CF Semipesado Rígido. Além disso, essa combinação é significativamente mais eficiente que a anterior, contribuindo para menores níveis de CO2 e, consequentemente, menor consumo de combustível, menor consumo de Arla 32 e menor custo operacional total”, afirma Alan Messias, Diretor de Desenvolvimento de Produto.


Configurações, itens de série e opcionais
Alinhado com as diferentes aplicações do segmento de semipesados, o DAF CF rígido é ofertado atualmente com três opções de cabine, Day, sem leito (disponível apenas no modelo 6x2); Sleeper, com leito; e cabine Space, com 1,79 m de altura interna. Na versão 6x2, a montadora assegura um PBT (técnico/legal) de 26.500 / 23.000 kg. já na versão 8x2, o PBT é de (técnico/legal) 33.000 / 29.000 kg. Ambas as versões contam ainda com Capacidade Máxima de Tração (CMT) de 35.000 kg.

A gama traz como itens de série ar-condicionado, cortinas, espelhos duplos nas laterais, luz diurna de LED, banco do motorista com ajustes pneumáticos, controle de tração e auxílio automático de partida de rampa.

E para os clientes que buscam ainda mais diferenciais, a marca oferece como opcionais, faróis de LED, rodas em aço na cor preta, rodas de alumínio, faróis auxiliares com função cornering, geladeira interna, buzina pneumática de teto, climatizador de teto, aviso sonoro de marcha à ré, suporte para estepe e espelho frontal de aproximação.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA