Facchini

Projeto de lei amplia pra 120 o limite de pontos na CNH de caminhoneiros

PRF/Divulgação

Novo limite de pontos foi proposto através do Projeto de Lei 2.720/22, apresentado no Senado Federal; PL também altera regra para suspensão do direito de dirigir de caminhoneiros

Google News
Caminhoneiros de todo o Brasil poderão contar em breve com um aumento significativo no limite de pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mais precisamente, o triplo dos atuais 40 pontos. A mudança é proposta pelo Projeto de Lei (PL) 2.720/22.


De autoria do Senador, Guaracy Silveira (PP-TO), o texto amplia para 120 o limite de pontos que os caminhoneiros poderão acumular na CNH. Ainda segundo a redação da proposta, com a mudança, a suspensão do direito de dirigir dos caminhoneiros poderá ocorrer somente quando os 120 pontos forem atingidos, desde que não conste nenhuma infração gravíssima relacionada a dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência.

"É demais? Não é, não! É até pouco! Porque existe multa de veículo, multa de via e multa pessoal. Quando somamos muitas vezes uma lanterna quebrada, um para-brisa trincado, tudo isso são penalidades para as pessoas que trabalham na base de 15 a 18 horas por dia. Então, é mais do que justo que nós tenhamos a sensibilidade de entendermos as dificuldades dos nossos irmãos da estrada", defende o parlamentar.


Aprovação da proposta
Apesar da proposta ter sido apresentada, não há garantias de que será aprovada e colocada em prática. É necessário ainda a apreciação e votação no Senado e na Câmara dos Deputados, para posteriormente seguir para sanção ou veto da Presidência da República. Não há uma data definida para cada uma destas etapas.

Sua opinião
Você concorda com o aumento no limite de pontuação na CNH de caminhoneiros? Responda nos comentários abaixo:

Confira na íntegra o PL 2720/22: CLIQUE AQUI


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA